Fonte:
Aproveitando os momentos da visita feita a Manaus, no último sábado, 6/8, o sul-africano Mark Shuttleworth conferiu de perto a organização não-governamental CPC Lefran.
Na ocasião, o idealizador do Ubuntu teve a oportunidade de conhecer o trabalho da instituição que atua há cerca de 6 anos no apoio à educação de jovens e adultos da comunidade onde está localizada. Dentre outras atividades, o Lefran promove cursos de informática básica e, desde junho deste ano, utiliza o software livre como única plataforma para as aulas no computador.
Mark falou aos alunos e instrutores presentes. Ele afirmou estar feliz por ter a oportunidade de presenciar as mudanças pelas quais o mundo passa atualmente e, nesse particular, destacou os avanços tecnológicos alcançados nos países em desenvolvimento, como no Brasil. "O software livre é um exemplo concreto de como as pessoas podem trabalhar de forma livre e independente. Qualquer pessoa pode construir os produtos que quiser, da forma como achar melhor e distribuir de sua maneira". E ainda complementou: "Ninguém mais pode ser definido pelo lugar onde nasceu e sim pelo que pode fazer pelos outros", finalizou o sul-africano.
O CPC Lefran fica localizado no Bairro São Jorge, Zona Oeste de Manaus. A instituição também fornece aulas de reforço para crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio. De acordo com o pedagogo do Lefran, Oziel Sá, ainda é preciso fazer mais, mas para isso a ONG necessita de ajuda financeira. "Estamos tentando conseguir mais máquinas e recursos. Queremos ajudar cada vez mais a comunidade que mora no São Jorge. Por enquanto, estamos sem nenhum recurso. Esperamos obter apoio financeiro em breve", revelou o educador.
Fonte: Comunidade SOL Software Livre (http://www.comunidadesol.org)
Fonte: http://www.comunidadesol.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário