Fonte:
A Sun anunciou a criação do Open Media Commons, uma iniciativa open source para gerenciar direitos autorais em meios digitais (DRM, em inglês).
- A indústria geralmente se posiciona em dois grupos: os que apóiam o que queremos fazer e os que desejam cobrar por isso - disse o diretor de Operações da empresa, Jonathan Schwartz.
Para ele, o número crescente de padrões DRM podem sufocar a inovação e o crescimento do mercado de mídia digital. Sony, Apple e Microsoft têm formatos próprios que não conversam entre si.
Fabricantes de celular e operadoras criaram a Open Media Alliance e o formato OMA, para gerenciar os direitos autorais digitais em telefones móveis.
O grupo Coral é outra investida no setor, formado por mais de 30 empresas de tecnologia e mídia, incluindo as quatro maiores gravadoras do mundo. O objetivo é criar padrões de compatibilidade entre DRMs.
Analistas dizem que o projeto da Sun é ambicioso, já que a empresa precisa agrupar provedores de conteúdo, desenvolvedores de software e fabricantes de aparelhos.
Para iniciar a Open Media Common, a Sun liberará seu programa interno, o Projeto DReaM, descrito como ''DRM disponível para todos''.
O projeto inclui o DRM-Opera, que é independente de hardware, sistemas operacionais e formatos de arquivos de mídia. Ele estabelece licenças vinculadas ao usuário, ao contrário de muitos sistemas atuais, que as prendem aos dispositivos, como tocadores portáteis e computadores.
- Esse esforço é importante, mas ele se provará quando os fabricantes de aparelhos e produtores de conteúdo entrarem no grupo - afirma Mike McGuire, analista do Gartner.
Jornal do Brasil - Internet - //29/08/2005
SíO FRANCISCO
Fonte: Jornal do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário