segunda-feira, agosto 29, 2005

Brasil começa a testar rádio digital em setembro




Fonte:



SÃO PAULO – Os primeiros testes de rádio digital no Brasil começam em setembro. A data foi acertada ontem durante uma reunião entre o ministro das Comunicações, Hélio Costa, e representantes da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

A fase piloto inicia em 26 de setembro, dia em que o rádio completa 84 anos no Brasil. Os testes serão conduzidos pela Anatel, que vai estabelecer os procedimentos para transição da transmissão analógica para a digital.

De acordo com Costa, as emissoras poderão escolher o padrão americano (IBOC) ou europeu (DRM), pois ambos são compatíveis. Os testes serão realizados nas principais capitais do país e Costa estima que a migração de todas emissoras brasileiras levará pelo menos dez anos.

A principal vantagem do sistema digital é melhoria do sinal, que elimina interferências, abre espaço para entrada de novas emissoras e acaba com a invasão de freqüência entre rádios.

Costa estima que o investimento para a conversão de qualquer emissora ficará em torno de 150 mil reais. Ele diz que o preço dos aparelhos de recepção de rádio digital é praticamente o mesmo do convencional. “O processamento do rádio digital na emissora é que tem o custo alto. Tenho pedido aos engenheiros e centros de pesquisa universitários que se empenhem no desenvolvimento de aparelhagem nacional para o novo sistema”, afirma.


Edileuza Soares, do Plantão INFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio