quinta-feira, agosto 25, 2005

Loimar Vianna direto de Cochabamba: Bolívia respira software livre




Fonte:



Estou participando do V Congreso Nacional de Software Libre GNU/Linux em Cochabamba, que acontece de 22 a 26 de agosto de 2005. O evento é organizado pelo PiMI – Pingüinos del Mismo Icerberg*. O grupo de usários tem quatro anos, e reuniu aqui outros grupos do país como de Santa Cruz, La Paz, Sucre, Potosi e Tarija. Há também uma caravana de Puno/Peru. Pessoas que viajaram dois dias por terra para chegaram aqui.

O evento reune aproximadamente 200 participantes e palestrantes da Bolívia, Brasil, Colombia e Estados Unidos.

É a primeira vez na história do Congresso que o tema gênero entra no temário. Eu e Fernanda fomos convidadas. O título da minha palestra foi “Una mirada desde el punto de vista del género a través de la inclusión digital con software libre”, que apresentei hoje pela manha. Falei de TICs e a educação formal; TICs e inclusão digital das mulheres; Políticas de inclusão digital públicas; TICs transformando a vida das pessoas e Inclusão digital formando cidadãos políticos com software livre. No final fiquei muito emocionada porque as chicas daqui me disseram que querem armar um grupo feminino de software livre. Fiquei honrada de saber que mais uma sementinha foi plantada e por estar divulgando o que temos de bom no Projeto Software Livre Mulheres e das inicitivas de inclusao digital no Brasil. Aqui na Bolívia nao há grupos femininos e as dificuldades das mulheres sao muito parecidas com as nossas. Amanha darei outra charla numa universidade local e na sexta vamos nos reunir com as chicas que querem armar o grupo.

O desenvolvimento de software livre na Bolívia está começando. Basicamente aqui as pessoas sao usuárias e o evento é está sendo muito rico em troca de experiências laborais e investigativas, além dos contatos.

Cochabamba está situada no centro da país, a populaçao é de origem indigena, dos Quechuas. A cidade tem 1,6 milhao de habitantes em sua maioria de origem muito pobre e muito amáveis. As pessoas aqui vivem com cerca de 350 bolivianos mensais, porém há pessoas que vivem com menos. Isso é mais ou menos 43,75 dólares no câmbio de hoje. O clima é para uma mala cheia de roupas para todas as estacoes num dia. Faz muito frio pela noite, frio pela manha, muito calor pela tarde... e muitoo frio pela noite e os meus pés já estao gelados de novo.

Quando cheguei aqui me surpreendi com a recepçao da segurança no aeroporto. O aviao pára no meio da pista, os passageiros sao escoltados por mais ou menos de dez policiais. Temos que caminhar em cima da linha amarela da pista. Eu estava olhando tudo quando sai da linha e fui chamada a atencao para voltar. Quando cheguei na imigracao, depois do passaporte carimbado, um policial fez fotos digitais do meu documento. No aeroporto estava Ruben Valverde, que me recepcionou.

Além de Ruben, encontramos no evento da organizaçao local Alberto Coronado, Juan Carlos Medrano, Rolando Espinosa, José Ajhuacho, Julio Ali, Juan José Oliveira, Freddy Jimenez, Phuska Diaz Oyanedel, Patricia Peredo, Daniel Saguez, Rodrigo Soliz, Pascual Miranda, Pablo Azero, Vladimir Costas, Corina Flores, Leticia Blanco, Jorge Avilez, Ramiro Davalos, Mireya Terceros, Yury Quiñones, Alberto Grájeda e Erick Choque. Agradeco aos PiMIs o convite e a Fernanda Weiden. Pessoas de muy buena onda como falamos por aqui.

Nao senti nada em relacao a altitude, somente a boca muito seca e um pouco de sangramento no nariz. Ontem experimente o chá de coca, nao sei se é porque sou movida a café, mas esse tea nao me fez nem cocegas. Tem gosto de chá de losna ou outra erva amarga. Tive que por muito açúcar. Hoje no alojamento, a senhora que cuida das nossas coisas na casa nos aprensentou as folhas de coca.

As pessoas aqui sao movidas a comidas picantes. Tem pimenta para tudo, e até o “locoto”, que tem aparência de pimentao, que comi como se fosse salada. Quasi morri. Nunca fiquei tao feliz por tomar água. E falando nisso, aqui nao se pode tomar água da torneira, pois a cidade nao tem um bom saneamento básico. Para tomar tem que ferver bem ou comprar mineral que diga no rótulo que é purificada e tratata. A bebida típica é a “chicha” feita de maiz afermentado. Mas o que mais gostamos foi o “chuflay”, um licor de uva que se bebe com água gaseificada ou Sprite. A comida é o “silpancho”, que é carne de vaca mesclada com pao, arroz, batata frita, ovos e saladas.

Estou em um alojamento num lugar longe do centro da cidade. Lá ficam todos os palestrantes, a paz é tao grande que fico com saudades do barulho. Estou me sentindo a verdadeira Dona Flor com seus 10 maridos (brincadeirinha, mas é que enquanto a Fernanda nao chega, sou a única mulher da casa). Todos sao muito divertidos, passamos contando histórias, falando de política e de músicas.

Nessa convivência fiz dois amigos inseparáveis, Alán Aspuru Guzik, um mexicano que vive nos Estados Unidos. Ele é químico e sua palestra é sobre software livre científico e o computador quantico. O outro é o colombiano Giovanni Gómez Zuluaga de Medellin, é engenheiro de sistemas, muito divertido, polêmico e adora as músicas brasileiras. Bom a última que nós aprontamos e espero ser uma iniciativa bem sucedida foi armar o grupo Latinos Livres. Em breve darei mais notícias, vamos lançá-lo no Congresso.

De Cochabamba vou para La Paz, um palestrante local nos convidou para conhecer Copacabana e visitar o TitiCaca, o lago mais alto do mundo com 3.800 metros de altura.

*O grupo no início, em 2001, chamava-se Pinguinos e desde 2004 passou a chamar-se PiMIs devido a fusao das distintas comunidades software livre em Cochabamba. É formado por pessoas de diferentes comunidades universitárias e de técnicos. Uma das atividades do grupo é intecâmbio de conhecimentos entre estudantes e profissionais. Além do Congresso, organizam a Semana do Pinguim, que começou como uma iniciativa local e hoje se entende por todos da estados da Bolívia. O grupo tem aproximadamente cem pessoas, sendo que dessas, seis sao mulheres. O site do grupo é http://www.pinguinos.org

Para saber mais do Congresso...

http://congreso.softwarelibre.org.bo/2005/

http://congreso.softwarelibre.org.bo/2005/invitados.html


Fonte: Projeto Software Livre Mulheres



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio