terça-feira, agosto 30, 2005

Articulação da Comunidade software livre, faz “Comissão de Licitação” do MDA adiar licitação




Fonte:



Articulação de integrantes do movimento software livre, faz “Comissão Permanente de Licitação” do MDA A partir da veiculação da notícia nesse mesmo site http://www.softwarelivre.org e no site da comunidade GEO Livre http://www.geolivre.org.br/modules/news/article.php?storyid=48 , integrantes do movimento software livre se mobilizaram para pedir explicações ao Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA,

dos motivos pelos quais a licitação na concorrência Nº 003/2005 (processo nº 55000.000287/2005-82), deixa de lado as orientações do e-PING e define soluções proprietárias de empresas americanas.

Durante troca de algumas mensagens eletrônicas surgiu a idéia de se questionar formalmente o Ministério, através de uma empresa da área. Para isso, foi contatada a empresa OpenGEO Consultoria http://www.opengeo.com.br que designou o Engenheiro Cartógrafo Helton Uchoa, mantenedor da comunidade GEOLivre.org.br e autor do e-book Geoprocessamento com Software Livre, para apoiar a ação do Movimento Software Livre.

Na solicitação, o Engenheiro Uchoa destacou que os termos da licitação deveriam se basear em padrões abertos como, por exemplo, as especificações OpenGIS, possibilitando a integração com qualquer outro sistema. É justamente nesta busca pela interoperabilidade que o e-PING se baseia. Numa época, que todos os sistemas são desenvolvidos para ambiente WEB, incluindo os Sistemas de Informação Geográfica, não existe justificação técnica para exigência que foi feita sobre a plataforma Windows.

No dia 23 de agosto (Terça-feira) a Comissão Permanente de Licitação reuniu para decidir sobre o caso, e decidiu adiar a licitação que deverá ser publicada sobre novas regras, das quais as empresas Nacionais de software livre poderão participar da concorrência.

Essa é mais uma demonstração de que devemos estar atentos, e que nem sempre é perda de tempo questionar. O movimento software livre sempre deve questionar como tem feito, e as empresas que desenvolvem tecnologia livre tem que ser mais conhecidas.

A Concorrência nº 03/2005 foi SUSPENSA, e a informação de cancelamento da mesma pode ser checada na publicação efetuada no DOU do dia 22/08/2005, Seção 3.

Fica ai mais um exemplo


Fonte: Everton Rodrigues - PSL-Br e Helton Nogueira Uchoa - Comunidade Geo Livre


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio