terça-feira, agosto 23, 2005

Empresas são multadas por uso de software ilegal




Fonte:



SÃO PAULO – Mais de 1,2 milhão de dólares foram pagos em indenização por empresas que usaram software pirata. Este é o saldo da campanha antipirataria realizada no Brasil durante o primeiro semestre pela Business Software Alliance (BSA) e a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES).

No período foram apresentadas 101 ações judiciais contra empresas infratoras. Durante todo o ano de 2004 foram propostas 105 ações. Até o final de julho, já haviam sido enviadas 1,8 mil notificações extrajudiciais, o que indica que este número deverá superar o alcançado em 2004. Elas têm o objetivo de conscientizar o proprietário das empresas de que ele pode estar infringindo a lei do software e ser punido se não legalizar seu estabelecimento.

De janeiro a julho foram realizadas 325 operações pela a Polícia Civil, Federal e Receita Federal, com apreensão de 650 mil CDs. A entidade também monitora a venda de software ilegal pela internet e notificou no período 8,5 mil sites.

Apesar de esses esforços, o índice de pirataria de software no Brasil aumentou de 61% em 2003 para 64% em 2004, segundo um estudo do IDC encomendado pela BSA.


Edileuza Soares, do Plantão INFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio