terça-feira, agosto 30, 2005

VoIP obriga teles a mudarem estratégias, diz IDC




Fonte:



SÃO PAULO – Uma pesquisa realizada pela IDC revela um aumento de 61% no número de empresas que estão priorizando em 2005 investimentos em VoIP. O Estudo entrevistou 783 companhias brasileiras.

O levantamento mostra que o surgimento de diversos provedores de telefonia IP obriga as operadoras de telecomunicações tradicionais a reverem suas estratégias para recuperar a receita.

A migração do setor corporativo para VoIP deverá causar um grande impacto no faturamento das operadoras. Segundo o IDC, esse segmento foi responsável em 2004 por 25% da receita de voz das teles fixas.

Por enquanto, são as grandes corporações que estão adotando VoIP mais rapidamente. Mas a IDC alerta que haverá uma aceleração na adoção da telefonia IP por parte das pequenas, médias empresas e usuário doméstico. Essa mudança fará com que uma parte substancial da receita migre para os vários provedores de VoIP que estão surgindo no mercado.

“As operadoras devem reagir de forma rápida com ofertas de voz sobre os serviços de dados já ofertados aos clientes domésticos e corporativos" diz o analista da IDC Alvaro Leal. Ele sugere que elas criem ofertas mais abrangentes com maior valor agregado. Entre as quais, a integração entre web, e-mail, e telefonia fixa e móvel para ampliar a receita com as respectivas bases atuais de clientes.


Edileuza Soares, do Plantão INFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio