domingo, agosto 21, 2005

Hélio Costa demite Antônio Albuquerque do GESAC



Fonte:


Mais uma baixa importante para o movimento software livre no governo Lula. O portal do PSL-Brasil repúdia mais este retrocesso na política governamental que teve início com a chegada do Ministro Hélio Costa ao governo.

Por Camila Fusco - Computerworld

O diretor de Serviços de Inclusão Digital da Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Antonio Bezerra de Albuquerque Neto, foi exonerado do cargo nesta sexta-feira (19/08), informou o Diário Oficial da União.


Esta é a mudança mais recente na estrutura do Ministério das Comunicações, que já havia divulgado alterações significativas esta semana, como a saída de Jean Claude Frajmund, assessor especial do órgão encarregado do laptop de 100 dólares, destinado aos estudantes da rede pública de ensino.

Entre os projetos liderados por Albuquerque Neto, estava o Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), projeto de inclusão digital coordenado pelo Minicom que utiliza ferramentas de TI para levar conhecimento de informática a habitantes de várias comunidades do País.

O executivo estava à frente do Gesac desde janeiro deste ano, mas atuava no Ministério das Comunicações desde novembro de 2002, durante o governo de transição.

Fontes do governo declaram que divergências políticas com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, contribuíram para a saída de Albuquerque, e também os pensamentos diferentes sobre a estrutura do Gesac.

Procurado pela reportagem do Computerworld, Albuquerque declarou que é necessário que, mesmo com sua saída, é necessário que o Gesac mantenha suas propostas iniciais, de promover a inclusão e a capacitação no ambiente digital em várias localidades do País.

"Este é o único projeto concreto de inclusão digital do governo Lula os outros estão praticamente ainda na fase de planejamento. O Gesac também pode ser considerado um norteador para a política do Fust", disse.

O executivo também manifestou preocupação a respeito do software livre nos computadores do ponto de presença. "O Gesac é um projeto essencialmente em código aberto. É importante que essa política seja mantida".

Futuro incerto

Ao ser informado sobre a exoneração, Antonio Albuquerque estava conduzindo um seminário em Campinas, interior de São Paulo, para discutir a implantação do programa Gesac no País.

Representantes de 21 Estados participam do evento, que termina nesta sexta-feira, e discutiram políticas para implantar o projeto de inclusão digital.

"Acredito que, com a minha saída, o trabalho coletivo dos Estados deva permanecer. Inclusão digital não se faz em Brasília, e sim, na prática", declarou.

Nesta semana, o ministro Hélio Costa declarou em Brasília que pretende modernizar a estrutura do Gesac ao mesmo tempo em que tenta reduzir custos nos pontos de presença situados nos centros urbanos. Nessas regiões centrais, a intenção seria utilizar as tecnologias já existentes para prestar os serviços, dispensando o uso das antenas para transmissão via satélite previstas no projeto original.

O Ministério da Comunicação não informou se já existe um substituto para o cargo. Outra possibilidade, que não foi confirmada, é de que o Departamento de Serviços de Inclusão Digital da Secretaria de Telecomunicações seja extinto para a criação de uma secretaria específica para inclusão digital.


Fonte: COMPUTERWORLD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio