segunda-feira, agosto 29, 2005

Deu no Estado de Minas: Rádio na era da Internet




Fonte:



Podcasting é o atual desafio de blogueiros e colecionadores de música digital. São arquivos de áudio compartilhados em sites pessoais e ouvidos de qualquer lugar do mundo

Silas Scalioni

Apesar de ainda pouco conhecido pelos internautas brasileiros, o podcast, que já é apontado por alguns adeptos como a revolução do rádio, já dá claros sinais de que chegou por aqui.


E de forma definitiva, pois a cada dia mostra-se mais atraente e interessante aos usuais navegadores da web. O termo, podcast, refere-se a uma gravação de áudio, que pode ser baixada da internet e ouvida em qualquer lugar e a qualquer hora nos players portáteis de MP3. O nome, sempre é bom ressaltar, remete ao walkman digital mais conhecido, o iPod, da Apple, e cast vem de broadcast (ou broadcasting), que significa a transmissão de um programa pelo rádio ou TV.

Um microfone (ou gravador), um computador e uma conexão à internet é, caso não se busque muita sofisticação, praticamente tudo que se precisa para fazer um podcast. O resto, depende da criatividade, do gosto ou necessidade de cada um para formatar o seu próprio programa, que lembra muito os transmitidos pelas rádios convencionais (pode ter locução, música ou ambos), só que desenvolvido para ser posto em sites da web. Depois de pronto e distribuído, o podcast pode ser baixado por PCs de internautas de qualquer lugar do planeta e, posteriormente, transferido para qualquer tocador de MP3, como o iPod, da Apple.

Fica claro que a origem do podcast está ligada à febre dos blogs. Desde 2003, muitos diários virtuais já colocavam no ar seus arquivos de áudio. Foi inspirado na prática dos blogs que o ex-VJ da MTV norte-americana Adam Curry criou, há dois anos, o software iPodder.

Esse programa permite fazer-se download de gravações em MP3 da internet para o walkman e trabalha com formato RSS (da sigla Rich Site Sumary), funcionando como um agregador de conteúdo que avisa o usuário quando um novo podcast é publicado na rede. Para quem não conhece bem a tecnologia, o engenheiro de sistemas e diretor de produtos da Apple, Fábio Ribeiro, explica que RSS é um formato padronizado mundialmente, que funciona com linguagem XML (Extensible Markup Language) e é usado para compartilhar conteúdo web.

Ele permite, por exemplo, que o administrador de um site de notícias crie um arquivo XML com as últimas manchetes publicadas, a fim de compartilhá-las mais rapidamente com seus leitores. Este arquivo poderá ser lido através de qualquer ferramenta que seja capaz de entender o formato XML do RSS.

Estilo de cada um Voltando à prática do podcast , os temas dos programas idealizados podem ter a variedade que a imaginação do internauta permitir. Pode-se falar de qualquer assunto. Há, ainda, como inovar, inventar e surpreender com a criação de um podcast diferente, destacando um assunto novo, à cada edição do programa.

Isso vale também para a periodicidade, pois da mesma forma que existem milhares de usuários montando um programinha de vez em quando, quase como se tivessem apenas experimentando o serviço, há também usuários bastante interessados e que levam realmente tudo a sério, sempre pautados pela disciplina e por datas certas para veicular uma nova criação. Adam Curry, por exemplo, que por ser o criador do iPodder foi também o primeiro a fazer um programa do gênero, mantém hoje o seu Daily Source Code, com comentários diários sobre música e entretenimento.

Para se ouvir um podcast é preciso baixar um programa agregador de conteúdo, como o pioneiro iPodder, ou ainda o Dopller, o Nimiq e o IpodderX, cujos endereços estão citados abaixo. Utilizando-se esses softwares, o usuário tem condições de determinar um podcast específico, de sua preferência, que será automaticamente transferido para o computador, a cada nova versão.

Mesmo que o internauta esteja off-line, receberá sem qualquer restrição às novas gravações, bastando depois transferí-las para o walkman digital. Vale lembrar que para se ouvir um podcast nem é preciso possuir um tocador de MP3, pois, apesar de não carregar a vantagem de poder ser utilizado em qualquer lugar, os usuários podem também optar por escutar o programa diretamente do PC.

Poder: ipodder.org

Dopller: www.dopplerradio.net

Nimiq: www.nimiq.nl

IpodderX: www.ipodderx.com

Jornal Estado de Minas - Informática - //18/08/2005


Fonte: Estado de Minas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio