Fonte:
Vem aí o Skype Zones, acesso via Wi-Fi, com 221 hotspots espalhados pelo Brasil. A informação é de um dos criadores do Skype, o sueco Niklas Zennstrom, ao comentar alguns novos serviços agregados ao software. Nessa entrevista concedida à jornalista Yami Trequesser, Niklas elogia os usuários brasileiros e conta como pretende expandir o serviço.
Estados Unidos, Taiwan, Polônia e Brasil continuam sendo os países com maior número de usuários? O que faz um país usar mais o Skype do que outro?
Esses mercados têm números significativos de usuários. O Skype é o líder mundial em termos de telefonia via Internet com mais de 45 milhões de usuários. É muito popular no Brasil e tem mais de 2,2 milhões de usuários registrados. O Brasil está em 7º lugar na lista dos 210 países que usam o produto. Isso mostra que é muito avanÁado em termos de aceitar a telefonia via Internet.
Alguns países são mais abertos para novas tecnologias do que outros. No entanto, quanto mais pessoas descobrirem os benefícios do Skype e se sentirem confortáveis com o serviço, mais elas vão contar aos amigos, que vão também passar a usar o serviço. Acreditamos que é uma questão de tempo até que todo mundo esteja usando a Internet para fazer ligações.
O que você acha do sucesso do Skype em tantos países?
O sucesso demonstra que as pessoas acham que vale a pena usar o Skype. É muito fácil de usar, e é para qualquer um que queira fazer ligações de graça.
No Brasil alguns provedores de Internet estão especificando nos termos de uso que não é permitido usar a rede para transmitir voz via IP. Qual é o seu ponto de vista sobre esse tipo de decisão?
O modelo de negócios do Skype é mais parecido com o de uma empresa de Internet do que com o de uma de telefonia. A arquitetura P2P para telefonia via Internet é mais eficiente do que a tradicional porque não precisa de um servidor central e somente beneficia os provedores de Internet por incentivar o crescimento da banda larga. Esperamos que os provedores compreendam que isso só trará benefícios para eles.
Como nasceu o nome Skype?
Um nome bacana, mas não tem nenhum outro sentido a não ser ligações de graça pela Internet.
Leia a entrevista completa de Niklas Zennstrom no DIA DIGITAL
Fonte: O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário