domingo, agosto 21, 2005

Manifesto dos Co-Gestores do Gesac ao Ministro Hélio Costa



Fonte:


Exmo.Sr. Ministro

HélioCosta

Nós, representantes dos Estados e co-gestores do Programa GESAC, face a recente exoneração do Diretor do Departamento de Serviços de Inclusão Digital do MC, Sr. Antônio Albuquerque, gostaríamos de expressar:

1- O Programa GESAC tem hoje 3200 pontos atendendo, aproximadamente, uma rede de 4 milhões de pessoas em processo de Inclusão Digital e Cidadania, concebido e apoiado pelo Governo Federal, por meio deste Ministério, atendendo


comunidades, nações indígenas, quilombolas, trabalhadores rurais sem terra, ligando o Norte ao Sul do país;

2 - Ao longo dos trabalhos realizados até o momento, muitas foram as conquistas alcançadas nos Estados, dentro da realidade de cada um. Conceitos foram desmistificados e paradigmas quebrados, pois, a idéia da verdadeira inclusão digital, que vai muito além do acesso as tecnologias da informação e da comunicação, foi amplamente disseminada, alavancando uma ação conjunta em prol da construção de uma política pública de inclusão digital séria e comprometida com as causas sociais existentes.

3 - Dentre as várias iniciativas de se tentar implantar essas ações, representantes de todos os Estados Brasileiros estiveram reunidos, mais uma vez, por uma semana, na cidade de Campinas - SP, onde foram discutidos o papel do Ministério das Comunicações e os Governos Estaduais no compromisso de se aplicar uma política de inclusão digital e social.

4 - Como resultado desse encontro, dentre outros aspectos positivos, podemos citar a grande satisfação dos participantes em presenciar uma ação do Governo Federal, pelo Programa GESAC, de convocar os parceiros (Estados), co-gestores, para discutir a melhor forma de implementar o mesmo, a partir das novas metas traçadas pelo MC, adequadas a realidade de cada um. Uma minuta de Termo de Cooperação entre o MC e os Estados foi elaboradae a expectativa de que uma nova fase será iniciada prevalece.

5- Neste contexto, o papel desempenhado pelo Diretor Antônio Albuquerque e sua equipe foi imprescindível para os resultados ate aqui alcançados. Há que ressaltar a concepção e respeito a construção de diversas métodologias nos Estados parceiros, o que caracteriza descentralização e um profundo entendimento e prática do federalismo.

6- No momento em que o Ministério passa por transformações sob a coordenação de Vossa Excelência, faz-se necessário enfatizar a importância, para os Estados, da continuidade do acesso e democratização da informação, proporcionadas pelo GESAC.

Hoje, surpreendidos pela notícia do desligamento do Sr. Antônio Albuquerque, nos deparamos com uma enorme preocupação em relação aos passos previstos por nós e a continuidade do Programa GESAC, visto que há satisfação com o andamento dos trabalhos. Sendo assim, solicitamos a Vossa Excelência uma posição sobre as influências desta ação e informações sobre o plano de continuidade deste programa, bem como a preocupação em não prejudicar os Estados e garantir as ações já iniciadas.

Certosde um retorno imediato e do compromisso de Vossa Excelência com nossa causa, subscrevemo-nos.

Atenciosamente,

Coordenadores Estaduais e Co-Gestores do Programa Gesac

Samuel Silva Castro- RO

Elói Borges de Lima-AM

Felipe Vargas Brum-ES

Diogo Simons-AL

Ricardo Leite Soares/CE

Zelmi Siveira Mate/GO

Francisco Reis Von Hertwig/SP

Acimar Pinheiro Lisboa/MT

João Carlos Medeiros/PR

Izabel Cristina A. dos Santos/BA

Gilberto Soares Martins/TO

Elisson Abreu Dutra/PB

Tereza Cristina Souza/AP

Zaira Maria de A. Siqueira/CE

Sônia Maria Farias Azevedo/AL

José de Ribamar L. da Fonseca Junior/MA

Luis Horácio Basualdo /SP

Caroline Queiroz Santos/MG

Silvia Regina Ramos/PI

Janir Terezinha Abelim/RS

Márcia D. Ramos Calazans/RS

Agnus Rodrigues da Silva/MG

Benedito José Pontes Parente/PE

Maria Adelaide de Maio Rodrigues/RJ

Giovana Del Pin/RJ


Fonte: GESAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio