terça-feira, agosto 30, 2005

Governo do Paraná: Sistemas livres atraem técnicos de Minas, Tocantins e Mato Grosso




Fonte:



Diretores técnicos das secretarias de Agricultura de Minas Gerais, Tocantins e Mato Grosso visitaram a Celepar na semana passada para conhecer os sistemas desenvolvidos pela empresa paranaense para o setor agropecuário. Depois se percorrerem diversos setores, manterem contatos com técnicos, os visitantes conheceram a Fábrica de Software da Celepar onde conheceram detalhes das ferramentas software livre para desenvolvimento de sistemas, o Framework Celepar.

O que trouxe-nos aqui foi o fato do Paraná ser um dos principais desenvolvedores do ambiente software livre. A tendência é que essa tecnologia seja adotada pelos demais estados brasileiros", destacou o diretor técnico do Instituto Mineiro de Agropecuária, Pedro Hartung: "Viemos ver a possibilidade de migrar nossos sistemas. Precisamos customizar uma série de coisas, mas ficamos muito impressionados com o trabalho da Celepar. Esse é o nosso anseio. A nossa vontade é ter um programa que como o que vocês têm aqui". Entre as dificuldades ele destacou o fato de Minas Gerais possuir 853 municípios com os mais diversos graus de desenvolvimento tecnológico, econômico, social.

Para o veterinário Adriano Moromizato, da Agência Agropecuária de Tocantins, a capacitação profissional é a principal dificuldade para a implantação do software livre na rede coporativa de governo daquele Estado. "Todavia, à medida que a gente for desenvolvendo e trabalhando surgirão os problemas, situações novas, e aí vamos precisar de apoio", disse.

A migração para software livre também está nos planos do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso. Segundo o gerente de informações do Intsituto, Alisson Delicatto, essa migração vai ocorrer gradativamente."Nós estamos povidenciando a mudança de plataformas para que os computadores que hojem atuam no ambiente Windows possam trabalhar com os sistemas operacionais livres", destacou.

Técnicos de Minas Gerais, Tocantins e Mato Grosso em visita à Celepar.

Fonte: Luiz Fernando Esteche

Fotografias: Marcia Midori


Fonte: Celepar


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio