domingo, agosto 21, 2005

Jornalista voltam a usar máquina de escrever por causa de vírus no Windows



Fonte:


Os produtores da empresa de comunicação ABC tiveram de usar máquinas de escrever elétricas para produzir o material do jornal "World News Tonight".

Vírus de computador ataca gigantes da mídia norte-americana da Folha Online

Um vírus atacou nesta terça-feira os computadores que utilizam o sistema operacional Windows de grandes empresas de comunicação norte-americanas. Entre elas a CNN, ABC, a agência de notícias Associated Press e o jornal "The New York Times".

Segundo a CNN, o problema se estendeu à Alemanha e a alguns países asiáticos. Os micros da cadeia começaram a apresentar alterações nos EUA a partir das 23h GMT (20h no horário de Brasília), enquanto a ABC identificou o ataque pouco depois das 17h30 GMT (14h30 de Brasília).

Os produtores da ABC tiveram de usar máquinas de escrever elétricas para produzir o material do jornal "World News Tonight".

O vírus também atacou computadores no Congresso, que está em recesso de verão, além de causar problemas na indústria de maquinarias agrícolas Caterpillar, no Estado de Illinois.

De acordo com as companhias, o problema já foi resolvido. Elas cogitam que o ataque tenha sido realizado pelos vírus Zobot --a praga, que já tem três versões, explora uma brecha de segurança corrigida na semana passada pela Microsoft.

Vilões

Os códigos Zobot.A, Zobot.B e Zobot.C --possíveis "vilões" do episódio-- se aproveitam da brecha relacionada à função Plug and Play divulgada no boletim MS05-039, da Microsoft. O problema permite que pessoas mal-intencionadas ganhem controle do sistema afetado e aumentem os privilégios.

A última versão do Zotob é mais ameaçadora que os códigos anteriores (Zobob.A e Zotob.B), pois não utiliza apenas computadores em rede para se espalhar. A infecção pode acontecer também via e-mail --uma das estratégias, nesse caso, é enviar às vítimas uma foto feita com uma webcam.

Os usuários podem se proteger dos vírus fazendo as atualizações já disponíveis no site da Microsoft.

Com agências internacionais


Fonte: Folha OnLine Informática

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio