quarta-feira, agosto 10, 2005

Vamos colocar o linux no desktop




Fonte : noticiaslinux.com.br




Depois de uma conversa de uns 30 min com uns amigos do curso para certificação conectiva 10 resolvi escrever este texto que, creio eu, deve ser lido e discutido intensamente entre nós amantes do linux.

É sabido de todos nós que o linux é um excelente S.O que em muito supera outros S.Os. mas até agora não existe, verdadeiramente, linux para desktop.
Falta para o linux uma interface com o usuário muito mais amigavel.
O usuário comum só quer saber de rodar o programa e dar next no botão.
Nenhum usuário comum quer abrir o console e ficar digitando comando naquela tela.
Usuário comum não precisa entrar nas listas de discussões e sites afins para conseguir instalar o bendito modem ou a placa de som que insistem em não funcionar direito.

Estas pequenas coisas que não tem no linux atrapalha e muito a sua ascenssão total para o mercado desktop.

A primeira providência a ser tomada seria a patronização total das distribuições, é complicado ter que tratar os codigos do slack de um modo, do debian de outro, o do red hat de outro etc.

Existem padrões mas o melhor seria adotar apenas um, com certeza ficaria muito melhor para os desenvolvedores de software e programadores.

Existem projetos como o umclique.org que permitem ao usuário instalar um programa, como o nome diz, com apenas 1 clique no mouse, o problema são aqueles usuários com conexão discada.

E mesmo quem tem internet rápida o certo e você colocar o cd do programa no CD-ROM e com um auto run ele rodar e começar a instalar.

Nada de comandos rpm, apt-get, tarballs e afins.

Para que este tipo de coisa ao simples usuário desktop ?
Por que eu tenho que entrar no console para poder tirar o máximo proveito do meu S.O ?!
Por que não implementar isto com janelinhas bunitinhas sem nenhum código para o usuário comum ?

Outro problema são os softwares, usuários não utilizam o linux por falta de ferramentas e os desenvolvedores não fazem nada por falta de usuários.

Então temos que mostrar para os desenvolvedores e para os usuários que o linux pode sim entrar no mundo desktop e contagiar os usuários.

Por que não deixar o linux bem desktop? Vejam a Microsoft podem falar oque for do Windows mas ninguem abandona ele 100 %. Ele é o exemplo ideal para um S.O voltado ao usuário comum.
Não existe problema em segui-lo neste aspecto, com todo o desenvolvimento do linux e suas funcionalidades ele iria suprir o Windows rapidinho.
Afinal é free e quem quiser fazer um S.O personalizado é facinho ...

No final do ano tem a ConiSQI (Congresso Internacional de Software Livre) seria interessante discussões deste tipo lá também.

Nós, amantes do pinguim, se quisermos ele nos PCs pessoais pelo mundo todo devemos começar a batalhar isto agora, pois se não, tudo fica como esta. Só na teoria e a pratica nada.

Postada pelo autor: Sergio Clemente <sergiotucano AT yahoo.com.br>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio