Fonte:
O diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Sérgio Amadeu, deixará o cargo em, no máximo, 15 dias. Ainda não há confirmação oficial, mas seu substituto será Renato Martini, atual diretor de Infra-Estrutura de Chaves Públicas do ITI.
Em São Paulo para ministrar a aula inaugural de um curso de capacitação para jovens carentes, Amadeu afirmou que pode sair do ITI na semana que vem, mas o feriado de 7 de setembro e a confusão instalada em Brasília pela crise política pela qual passa o governo podem atrasar em mais alguns dias a mudança, que depende do aval da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.
O sociólogo, que pediu demissão no final de julho por divergências com o Ministério do Planejamento a respeito de verbas para migração dos órgãos do governo para software livre, fez uma avaliação positiva de sua passagem pelo comando do ITI. "A gente conseguiu colocar a questão do software livre como um paradigma a ser considerado no País. Muitos dos nossos projetos estão em execução e outros ainda serão realizados. No geral, me considero bastante contente, sim", afirmou. "É claro que poderia ter sido feito muito mais. Mas, só de ver a Embrapa e a Agência Espacial Brasileira como estão, já bastaria para mim."
Sobre a nomeação de Renato Martini, que esteve ao seu lado desde o início das atividades no ITI, Amadeu se diz impossibilitado de confirmar ou não a escolha, mas é só elogios ao colega. "Não há pessoa no Brasil que conheça mais de certificação digital que ele. É a pessoa adequada para o cargo. Falam muito que todos os cargos do governo são escolhas políticas, não é verdade. Nossa equipe (no ITI) é pequena, mas muito técnica e coesa."
Ao lado de Jon Maddog Hall, presidente da Linux International, Amadeu participou, na manhã desta quinta-feira (01/09), da abertura de um treinamento para jovens e adolescentes que participam do Projeto Casulo, ONG de apoio à comunidade carente do Real Parque e do Jardim Panorama, na zona sul de São Paulo. Os contemplados terão aulas de informática usando software de código aberto a partir da semana que vem. Amadeu contribuirá com aulas a distância divididas em módulos de 2 horas. A iniciativa faz parte do programa de formação Hackerteen.
Fonte: Luís Fernando Tinoco - PC WORLD
Nenhum comentário:
Postar um comentário