Fonte:
Hoje se encerra a 34ª Jornada Argentina de Informática e Investigación Operativa, na cidade de Rosário, cujo o Software Livre é um dos temas centrais. O evento faz parte de uma agenda de encontros de Tecnología da Informação organizados periodicamente e de forma itinerante, pela Sociedade Argentina de Informática, tendo como um dos objetivos obter linhas de atuaçao de TI para o país.
Um dos resultados percebidos durante a Jornada é que a proposta de organização de um Foro de TI na Argentina, composto por vários atores do governo, em todos os níveis da nação e convidados externos, tem demonstrado um acúmulo de consensos e de resultados concretos, para unificar as ações de TI no país e compartilhar experiências no governo e na sociedade.
Os representantes do governo brasileiro participaram de duas mesas: uma para discussão do software livre na América Latina e outro para apresentar a solução de inventário CACIC, desenvolvida pela Dataprev e disponibilizada como software livre.
Carlos Achiary, Diretor Nacional da ONTI (Oficina Nacional de Tecnologías de Información), participu da mesa sobre América Latina e fez um relato sobre as experiências do governo Argentino no uso do Software Livre, dando destaque para o uso de tecnologías abertas na certificação digital pelo governo e para os acordos realizados com o Brasil e a Venezuela.
Em função da própria dinamica proporcionada pelo tema em vários momentos foram colocadas reflexões pelo debatedores. O representante do Ministerio do Planejamento, Corinto Meffe, gerente de Inovações tecnológicas da SLTI, perguntou aos presentes qual o software da Bolivia, do Paraguai, do Equador que usamos ? Após o silêncio do público, Corinto afirmou que precisamos superar o preconceito interno, procurarmos as boas solucoes nos países sul-americanos e criarmos condições para a comercialização ou o compartilhamento destas soluções na América Latina.
O representante do ITI, Djalma Valois, Assessor da presidencia do ITI, fez um balanço sobre todas as atividades do software livre relacionadas ao governo brasileiro. No resumo, destacou as experiencias da Dataprev, do Serpro, do Ministério das Cidades e do próprio ITI. Djalma apresentou um conjunto de metas para o final deste ano. Uma destas ações diz respeito ä criação de um Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento http://www.cdtc.org.br/ para difusao do conhecimento tecnológico, com base em treinamento e capacitacao virtual, na América Latina.
A apresentacao da ferramenta de Inventário CACIC foi realizada por Leonardo Mello, coordenador de projetos de software livre da SLTI, do Ministério do Planejamento. Leonardo apresentou as funcionalidades do CACIC e sua estrutura técnica. Convidou aos presentes para participarem da comunidade no endereco http://www.governoeletronico.gov.br/cacic e debateu com os presentes as posibilidades de uso da ferramenta na Argentina.
Hoje será realizada uma reunião entre representantes do governo argentino e brasileiro para ajustar as cooperações entre os dois países, dentre elas a do CDTC e do CACIC.
Fonte: Corinto Meffe
Nenhum comentário:
Postar um comentário