quinta-feira, setembro 15, 2005

SERPRO: Migração da Rede Novell para GNU/Linux




Fonte:




Iniciou-se no último dia 05 a migração dos serviços de rede local do SERPRO para plataforma de software livre. Os servidores e aplicações da Novell serão substituídas por Linux e serviços como OpenLDAP e Samba. A nova infra-estrutura de rede atenderá tanto as estações já migradas para Linux como aquelas que ainda permanecem com Windows, por necessidades técnicas relativas ao legado.


SERPRO: INÍCIO DA MIGRAÇÃO DA REDE NOVELL PARA GNU/LINUX

Dia 05 de setembro foi o marco inicial da migração das redes locais do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) da plataforma proprietária para software livre. Durante os últimos dois anos as equipes de TI da instituição trabalharam para consolidar o modelo de infra-estrutura de rede local baseada em solução de software livre, fechando com a homologação, em laboratório, na Regional Recife no período de 1º a 19 de agosto, que teve como objetivo a definição e validação de todo o processo de migração. Desta forma, será dado início à migração, primeiramente, como piloto, na Regional Recife e, posteriormente, nas demais regionais.

Os servidores de rede local utilizarão o Linux Red Hat e diretório OpenLDAP em substituição ao Netware da Novell e ao e-Directory. Os serviços disponibilizados através deste diretório serão administrados pelo GATI, que foi a ferramenta desenvolvida por intermédio da parceria entre Serpro, Itautec e Universidade Católica de Brasília. A solução contempla, tanto a conexão dos usuários que já utilizam estações com Linux Fedora, como as estações com Windows, para as quais será utilizado o Samba. Atualmente no Serpro são mais de 3.000 estações com Linux instalado.


Fonte: SERPAUTA - Informativa Diário do SERPRO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio