segunda-feira, setembro 19, 2005

Curso de Linux pelo Jornal




Fonte:




A partir do dia 26/09 serão distribuídos semanalmente com o jornal O POVO(Fortaleza-CE) fascículos do Curso Linux: Informática para todos. Serão ofertados: o Kurumin, aulas on line, suporte através de telefonema, correio eletrônico, chat, podendo receber um Certificado. Tendo como objetivo a inclusão digital com software livre. Coordenado pelo professor João Batista Carvalho Nunes o curso conta com doutores e profissionais que utilizam o Linux além de Jon ''Maddog'' Hall.


LINUX Curso de informática dissemina a liberdade

A partir do dia 26 serão distribuídos com o jornal O POVO os fascículos do Curso Linux: Informática para todos. Com 20 anos de experiência com educação a distância, a Fundação Demócrito Rocha encampa com esse curso a luta pela liberdade de conhecimento

O CURSO tem como um dos objetivos contribuir com inclusão digital (Divulgação)

[16 Setembro 01h21min 2005]

Liberdade. É essa a palavra que dá sentido ao movimento internacional em prol do software (programa para computador) livre e é essa idéia que faz a Fundação Demócrito Rocha lançar o Curso Linux: Informática para todos, anunciado desde o dia 13 de agosto nas páginas do O POVO. O material será distribuído através de fascículos semanais encartados no jornal, com o lançamento do primeiro marcado para o dia 26 de setembro.

Além do material distribuído com o jornal em fascículos e do CD Kurumin (uma versão brasileira do Linux que sairá com o fascículo número 2), o curso traz aulas on line de 15 minutos todas as sextas, às 18h, e que podem ser obtidas por download, facilitando a adaptação ao horário disponível dos cursistas. Além disso, será oferecido um serviço de informações, tira-dúvidas e orientação através de telefonema gratuito, correio eletrônico ou chat com os autores dos fascículos e tutores.

A elaboração do curso conta com a participação de professores com doutorado da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Estadual do Ceará, além de outros profissionais que utilizam o Linux. Os inscritos poderão receber um Certificado de Extensão Universitária emitido pela UFC em parceria com a Fundação Demócrito Rocha, mediante a aprovação em uma prova realizada ao término do curso.

Coordenado pelo professor da área de Informática Educativa da Universidade Estadual do Ceará, João Batista Carvalho Nunes, o Curso Linux tem como objetivos principais contribuir com a inclusão digital, ampliar conhecimento sobre ferramentas livres e estimular o uso desses softwares. ''Muitas pessoas não conhecem os softwares livres e as vantagens que eles proporcionam'', afirma.

O conceito de software livre surge como contraponto ao de software proprietário, que diz respeito a programas para computador que trazem inúmeras limitações de manipulação, pois escondem do usuário a forma como foram criados. As ferramentas livres como o Linux permitem a qualquer usuário executá-lo, copiá-lo, distribuí-lo e modificá-lo. ''É como um bolo. Se eu conheço a receita eu posso refazê-lo, aumentar a quantidade de algum ingrediente que me agrade e ensinar aos outros'', explica João Batista.

O Linux é um personagem central na discussão do software livre. Ele é um sistema operacional, uma espécie de organizador das atividades desempenhadas pelo computador. Esse programa tornou-se um símbolo da luta contra o monopólio das grandes corporações, contra a restrição do conhecimento e a favor da independência tecnológica das nações.

Por compreender que o conhecimento é um direito universal, pessoas ao redor do mundo encampam essa luta pela utilização de softwares livres. Um dos principais representantes desse movimento, o diretor executivo da Linux Internetional, Jon ''Maddog'' Hall, colabora com a iniciativa da Fundação Demócrito Rocha e terá um texto seu publicado na seção Conectando do fascículo número 1.

''Tomar partido pela liberdade, segurança e acesso ao conhecimento, além de trabalhar com pessoas engajadas nessas causas, sempre foi a nossa política'', explica a presidente da FDR, Albanisa Dummar, citando a carta de princípios da Fundação. A Fundação Demócrito Rocha faz parte do Consórcio Rede de Educação a Distância (Cread) do Mercosul e tem apoio da Unesco. O Curso Linux conta com patrocínio do Governo do Estado do Ceará.

SERVIÇO:

www.fdr.com.br/linux


Fonte: http://www.noolhar.com/opovo/economian/515670.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio