Fonte:
SÃO PAULO – O Brasil entra na era do rádio digital. Cinco cadeias iniciam no próximo dia 26 de setembro os testes de transmissão digital. São as redes do Sistema Globo de Rádio, Bandeirantes, Jovem Pan, RBS e Eldorado.
Elas experimentarão o novo sistema na programação das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba. Com a tecnologia, os que tiverem aparelho digital vão ouvir a programação AM com qualidade de FM. Já os que estiverem sintonizados nas FMs vão ouvir som com qualidade de CD.
O sistema digital transforma o rádio em um meio de comunicação multimídia. Futuramente, o ouvinte poderá acompanhar pela tela dos aparelhos a programação das emissoras e acessar notícias de trânsito, previsão do tempo, entre outros tipos de conteúdo.
A autorização para os testes foi concedida pelo Ministério das Comunicações por um período de seis meses, podendo ser prorrogada. Os empresários do setor optaram pelo sistema In band on channel (Iboc) por ser o mais adequado às necessidades brasileiras. De acordo com o presidente da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), Edilberto de Paula Ribeiro, a tecnologia é mais democrática, pois possibilita operar tanto no modelo digital como no analógico.
A digitalização da transmissão dos serviços radiofônicos é uma tendência mundial e o Brasil está participando deste movimento com os testes. Atualmente, apenas os Estados Unidos, México e Canadá operam o novo sistema.
A tecnologia digital não aposenta os aparelhos que os brasileiros têm em casa. “O processo será o mesmo da televisão. Quando a transmissão passou de preto e branco para cores, ninguém jogou fora a TV que tinha comprado. Foi o orçamento de cada família que definiu quando a migração deveria ser feita”, afirma Ribeiro.
Edileuza Soares, do Plantão INFO
Nenhum comentário:
Postar um comentário