Fonte:
A Microsoft está desenvolvendo sete versões diferentes do Windows Vista para os usuários finais, ou nove se contarmos as versões N, sem Windows Media Player, para o mercado europeu.
Segundo a companhia, as versões mais básicas do sistema - Vista Starter Edition e Vista Home Basic Edition - não serão equipadas com a nova interface gráfica Aero, mas sim com o design do Windows XP, que é mais simples e compatível com os PCs com menor poder de processamento.
- Microsoft lança especificações visuais do Windows Vista
- Veja imagens da nova interface gráfica do Windows Vista
Já as versões profissionais - Vista Professional, Professional N, Small Business, Enterprise e Ultimate - terão uma nova versão do servidor Microsoft IIS, que ganha o nome de Microsoft Windows Web Server. Essas mesmas versões ganharão ainda outras ferramentas únicas, como uma remodelada aplicação para envio e recebimento de fax.
Já as versões preparadas para mídia digital - todas as profissionais mais o Vista Home Premium - ganharão ferramentas para autoria de DVDs, a aplicação Windows Movie Make High Definition, programas para edição de fotografias de máquinas digitais e joguinhos diferentes, como xadrez em 3D e o Shanghai Solitaire.
Essas mesmas versões ganham também capacidade de sincronização de dados entre dois PCs, suporte a mais de dois monitores e funcionalidades de Tablet PC.
Além disso, todos os Windows Vista terão versões para 32 e 64 bits. Quanto ao preço, entretanto, a Microsoft ainda faz mistério.
Veja o que você encontra em cada uma das versões:
Windows Vista Starter Edition
Almejado para os mercados emergentes (incluindo o Brasil) e usuários que só poderão contar com PCs de configuração mais simples, essa versão terá compatibilidade apenas com processadores de 32 bits. O limite será de apenas três aplicações por vez, terá conexão à internet mas não poderá atuar como servidor de rede. A interface gráfica não será igual ao de versões mais avançadas do Windows Vista.
Home Basic Edition
Versão mais simples do Vista desenvolvida para PCs domésticos, base a partir da qual todas as outras versões foram desenvolvidas. Similar ao Windows XP Home Edition, esse Vista não terá interface Aero, mas virá com firewall, Windows Security Center, rede wireless segura, controle de conteúdo, anti-spam, antivírus e anti-spyware, suporte a RSS, mensageiro P2P, software para editar filmes e biblioteca de fotos.
Home Premium Edition
Versão mais desenvolvida do Home Basic Edition, esta virá com a nova interface Aero, funcionalidades de Media Center, ferramentas para criação e cópia de DVDs, suporte à TV Digital, funcionalidades de Tablet PC, auto-configuração de rede wireless, sincronização de dados entre PCs. Segundo a Microsoft, esta versão é direcionada a entusiastas de computação, redes domésticas, PCs usados por crianças e notebooks pessoais - é a aposta da companhia.
Professional Standard Edition
Direcionada a usuários profissionais e PCs instalados em empresas, essa é a versão similar ao Windows XP Professional Edition. Terá compatibilidade com redes de protocolos diferentes aos da Microsoft, gerenciamento remoto de desktop, servidor Windows Web Server e sistema de criptografia de dados.
Small Business Edition
Como o próprio nome diz, é desenvolvida para pequenos negócios que não possuam uma equipe de TI. Possui suporte a cópias de segurança profissionais, Shadow Copy e uma central para ferramentas de segurança aplicáveis a uma rede (como um Windows OneCare para vários PCs ao mesmo tempo). Não há uma versão do Windows XP que seja similar.
Enterprise Edition
Adaptado para equipar PCs corporativos, esse sistema contará com o emulador Virtual PC, interface gráfica para vários idiomas, sistemas de criptografia e inicialização segura. Não há versão análoga no Windows XP.
Ultimate Edition
Essa será a versão super-recheada do Windows, com todas as ferramentas e características presentes tanto na linha Home quanto na Professional, além de ferramentas para criação de podcasts, software para melhora de performance em games, acesso a clubes de usuários com downloads de músicas e filmes gratuitos, softwares de entretenimento e temas personalizáveis para a interface gráfica. Até hoje, esta é a versão mais aprimorada de um sistema operacional que a Microsoft já ousou lançar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário