segunda-feira, setembro 19, 2005

Barulho do teclado decifra senhas e códigos




Fonte:



SÃO PAULO – O teclado é a mais nova ameaça de segurança dos usuários de computador. Cientistas da Universidade de Berkely, na Califórnia, descobriram que a gravação do som do keyboard pode revelar senhas e até textos confidenciais.

Eles fizeram uma pesquisa que revela que em apenas 10 minutos de gravação de áudio do teclado é possível recuperar 96% das informações digitadas. A interpretação é feita por um algoritmo que decifra o som de cada caráter.

Doug Tygar, professor de Ciência da Computação da Universidade de Berkeley, que conduziu o estudo, afirma que a acústica dos teclados tende a ser a mais nova arma dos espiões virtuais para roubar dados dos usuários.

Os especialistas interpretaram textos pelo som acompanhando quantas palavras os usuários digitam por minuto, os intervalos e também fazendo associações com letras próxima uma da outra. Com base nas estatísticas, eles conseguiram até identificar em que momentos o usuário apertou a tecla Caps Lock para digitar letras maiúsculas, decifrando códigos e senhas.

Para fazer o experimento, os cientistas trabalharam com vários tipos de teclados e também estudaram os cliques do mouse. O estudo completo sobre a nova ameaça será apresentado em novembro durante uma conferência sobre segurança, que será realizada na Virginia, nos Estados Unidos.

Edileuza Soares, do Plantão INFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio