Fonte:
As 108 famílias de agricultores do Assentamento Contestado, município da Lapa, já estão ligados ao resto do mundo. A inauguração do Telecentro Paranavegar junto à Escola Latino Americana de Agroecologia, no último sábado, 27, além do acesso à Internet possibilitará o desenvolvimento comunitário e individual de cada morador do assentamento através de atividades educacionais, de pesquisas, lazer e cultura.
De acrordo com o agricultor Paulo César Rodrigues Brizola, um dos coordenadores do Telecentro, o acesso ao conhecimento vai influenciar no próprio desenvolvimento do assentamento.
Para o secretário de Assuntos Estratégicos do Paraná, Nizan Pereira, a inclusão digital, através do computador e da internet, é a grande fonte de integração e de ascensão de todos neste século. Destacando que, num primeiro momento, o governo paranaense optou por trabalhar com as comunidades que apresentam índices de desenvolvimento humano mais baixos e com telecentros temáticos que beneficiam deficientes visuais e auditivos, pessoas que possuem opção sexual diferenciada e as comunidades mais isoladas, como a Ilha do Mel e Guaraqueçaba no litoral paranaense, Nizan Pereira garantiu que os assentamentos rurais também fazem parte do rol de prioridades do Programa de Inclusão Digital do Governo do Estado. "Tratam-se de pessoas organizadas que estão atrás de seus direitos de plantar e produzir e que têm apresentado excelentes resultados e, por isso, merecem todo nosso apoio", acentuou.
A inauguração do Telecentro no Assentamento Contestado contou com a presença do governador Roberto Requião, do ministro do Desenvolvimento Agrário Miguel Rossetto, do coordenador nacional do MST João Pedro Stédile, do presidente da Celepar, Marcos Mazoni, deputados e outras lideranças políticas do Estado. Além da inclusão digital, o governo anunciou uma série de melhorias nas áreas da educação, da saúde, da pesquisa agropecuária e do saneamento básico para o Assentamento Contestado.
Nas fotos no site da Celepar confira:
João Pedro Stédile, coordenador nacional do MST (em primeiro plano) e o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, testam computadores doTelecentro do Assentamento Contestado.
Secretário Nizan Pereira observa jovens do assentamento em seu primeiro contato com o computador.
Na foto ao lado no Portal do PSL-Brasil: Governador Roberto Requião, a diretora de Desenvolvimento da Celepar, Márcia Schüller, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, o presidente da Celepar, Marcos Mazoni, e o coordenador estadual do MST, Roberto Baggio, durante a inauguração do telecentro.
Fonte: Luiz Fernando Esteche
Fotos: Gerê
Fonte: Celepar
Nenhum comentário:
Postar um comentário