terça-feira, setembro 13, 2005

McNealy: Galaxy é 'crítico' para futuro da Sun




Fonte:


Lançada nesta segunda-feira, a nova linha de servidores da Sun Microsystems, baseados em processadores AMD Opteron, será fundamental para garantir o futuro sucesso do sistema operacional Solaris, afirmou Scott McNealy, chief executive officer (CEO) da companhia.


Os servidores Sun Fire (antes conhecidos pelo codenome Galaxy) X2100, X4100 e X4200 gastam um terço a menos de energia e custam metade do preço dos servidores Dell equivalentes, segundo McNealy. Os equipamentos também têm um design especial que melhora o a ventilação e reduz o aquecimento.


O CEO também afirmou que espera que os servidores aumentem a adoção do sistema operacional Solaris 10.


A companhia vem tentando desenvolver um mercado para o Solaris em servidores baseados na arquitetura x86 há mais de oito anos, segundo McNealy, atribuindo a falta de sucesso no passado a uma "falha de lógica".


Inicialmente, a Sun presumiu que se oferecesse seus próprios servidores x86 com o Solaris os outros fornecedores seriam desencorajados de licenciar o sistema operacional em seus próprios servidores. Mas a estratégia não funcionou.


Outros fornecedores só começaram a oferecer o Solaris 10 em seus próprios servidores quando a Sun lançou servidores da linha x86.


O próximo passo na estratégia da Sun para sistemas x86 é ganhar terreno no mercado de servidores 64-bit e para isso pretende utilizar a linha Sun Fire baseada em Opteron.


Se os equipamentos decolarem, isso vai levar mais desenvolvedores a escrever aplicações para Solaris 10, o que também deve criar um mercado maior para os hardwares da Sun.


Os preços sugeridos dos três novos modelos de servidores partem de 745 dólares (para o X2100) e vão até 2,59 mil dólares. Todos trazem o Solaris 10. No Brasil, a configuração mais básica parte com preço de 1050 dólares, já com impostos inclusos. A previsão de chegada dos equipamentos no país é outubro deste ano.

IDG News Service/Taipei - Sumner Lemon


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio