segunda-feira, setembro 19, 2005

Anatel autoriza primeiros testes de rádio digital




Fonte:



SÃO PAULO – A Rádio Excelsior de São Paulo e a Rádio Tiradentes de Minas Gerais receberam autorização da Anatel para fazerem os primeiros testes de rádio digital no Brasil.

As duas emissoras vão testar o sistema de radiodifusão sonora digital Iboc (In-Band On-Channel), padrão aprovado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) e que utiliza a mesma freqüência da transmissão analógica.

Durante o experimento serão avaliados o desempenho do sistema de rádio digital em FM e AM, considerando aspectos como qualidade do áudio, área de cobertura e robustez com relação a ruídos, interferências e efeitos dos múltiplos percursos.

A Anatel deverá conceder nesta semana autorizações para outras emissoras. O objetivo do teste é avaliar qual sistema é mais adequado às características de cada localidade, como edificações e topografia.

As rádios deverão apresentar no prazo de 30 dias resultados da transmissão digital. No final dos experimentos, entregarão outro relatório acompanhado de laudo conclusivo e considerações finais abrangendo todas as atividades desenvolvidas.


Edileuza Soares, do Plantão INFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio