Fonte:
Nova versão do popular ambiente desktop em software livre oferece conveniência e capacidade.
Boston, Massachusetts, 7 de setembro de 2005. O Projeto GNOME lançou hoje a última versão da plataforma de Desktop e Desenvolvimento GNOME, o desktop líder para GNU/Linux e Sistemas Operacionais Unix.
A versão 2.12 aumenta a usabilidade e o poder do GNOME em resposta a feedback dos usuários e contribuições de desenvolvedores e inclui milhares de mudanças que refinam o mais fácil e amigável desktop livre. Ao aderir à filosofia "o usuário em primeiro lugar," GNOME lança versões estáveis a cada seis meses. Isto permite a desenvolvedores e distribuidores planejarem seus produtos baseados em GNOME com confiança. Como resultado, distribuições como Fedore, SUSE e Ubuntu incluirão o GNOME 2.12 nos próximos lançamentos de seus produtos, oferecendo o GNOME 2.12 para milhões de usuários. Características-chave do GNOME 2.12 para usuários:
- * Um tema default atualizado.
- * Gerenciamento de arquivos mais fácil.
- * Comportamento de clipboard intuitivo.
- * Um visualizador de documentos unificado.
- * O painel de controle "sobre mim."
Administradores de sistemas também darão boas vindas ao novo painel de controle de serviços e editor de menu. Desenvolvedores de software se beneficiarão com as melhoras no toolkit GTK+ subjacente, incluindo a integração do toolkit de renderização de próxima geração cairo do freedesktop.org. "GNOME 2.12 está melhor do que nunca e traz maior consistência," disse Owen Taylor, presidente do conselho da Fundação GNOME. "Há recursos novos e úteis por todo o desktop, cuidadosamente implementados para aumentar usabilidade enquanto mantém o GNOME simples e intuitivo." "Esta versão é resultado de muito trabalho duro de um grupo fantástico de pessoas," disse Elijah Newren, gerente de versão. "Estamos orgulhosos de nossos desenvolvedores e do que eles produziram." GNOME 2.12 está disponível em 43 idiomas, com muitos mais parcialmente suportados. Galego, estoniano, indonésio, macedônio, nepalês, eslovaco, vietinamita, tailandês e xhosa são novas línguas suportadas no GNOME 2.12.
Disponibilidade GNOME 2.12 logo estará disponível como parte das distribuições Linux mais populares. Para aqueles que não podem esperar, o novo GNOME LiveCD (disponível em www.gnome.org/start/2.12/) permite aos usuários e jornalistas testarem a última versão do desktop GNOME ao gravá-la em CD e reiniciando-o no computador - nenhuma instalação é necessária. Desenvolvedores e usuários avançados que quiserem instalar o desktop e ambiente de desenvolvimento GNOME 2.12 podem agora baixar o software em http://ftp.gnome.org/pub/GNOME/desktop/ O software inclui o código-fonte do desktop GNOME 2.12 e um conjunto completo de ferramentas de desenvolvimento e bibliotecas.
Sobre o GNOME GNOME é um projeto em software livre, desenvolvendo um desktop completo e fácil de usar. Além de incluir componentes centrais de desktop, como menus de sistema, gerenciador de arquivos, navegador web e utilitários, GNOME é um ambiente completo de desenvolvimento, permitindo aos desenvolvedores criar novas aplicações.
Mais de 500 desenvolvedores de software de todos os continentes, incluindo mais de 100 desenvolvedores pagos, contribuem com seu tempo e esforço para o projeto. Patrocinadores incluem líderes como Fluendo, HP, IBM, Novel, Red Hat e Sun. GNOME é suportado em uma variedade de plataformas, incluindo GNU/Linux (mais comumente chamado de Linux), Solaris Operating Environment, HP-UX, Unix, BSD e o Darwin da Apple. O desktop GNOME é usado por milhões de pessoas por todo mundo. GNOME é um padrão em todas as distribuições principais de Linux e Unix pelo mundo, incluindo aquelas de comunidades populares, como Debian, Fedora Core e SUSE e é o desktop padrão em distribuições Linux de grandes empresas, como Red Hat Enterprise Linux e Sun Java Desktop System. GNOME é também o desktop escolhido por algumas das maiores soluções de desktop Linux, incluindo grandes soluções governamentais na Extremadura na Espanha e em São Paulo no Brasil. A tecnologia do GNOME é usada por grandes vendedores independentes de software em Linux, como Firefox, projeto Eclipse, Real Networks e VMWare. Mais informações sobre GNOME podem ser encontradas em http://www.gnome.org/
Sobre a Fundação GNOME Composto de centenas de desenvolvedores voluntários e líderes industriais, a Fundação GNOME é uma organização comprometida com o avanço do GNOME. A Fundação é uma organização dirigida por membros e sem fins lucrativos que fornece apoio financeiro, organizacional e legal para o projeto GNOME e ajuda a determinar suas visões e caminhos. Mais informações sobre a Fundação GNOME podem ser encontradas em foundation.gnome.org.
Divulgação para a Imprensa Por favor, dirija perguntas por parte da imprensa para gnome-press-contact@gnome.org. Linux é marca registrada de Linus Torvalds. Todos os outros nomes e marcas registradas são de propriedade de seus respectivos donos.
Fonte: gnome.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário