Fonte:
Em vídeo, ex-diretor do Gesac faz críticas a Hélio Costa e alerta para interesses monopolistas na nova gestão do ministério
Em entrevista relizada na Casa de Cultura Tainã, em Campinas, um dos pontos do programa Gesac (Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão), o ex diretor do programa, Antônio Albuquerque, faz duras críticas ao ministro Hélio Costa e afirma que o objetivo da nova gestão do ministério é atender e não ameaçar o monopólio das comunicações.
Com as novas tecnologias, o Governo Federal vinha tentando enfraquecer o monopólio de maneira indireta, fortalecendo novos meios digitais.
De acordo com Albuquerque, Costa está atuando em várias frentes: extinguiu o grupo que trabalhava na reformulação da lei das rádios comunitárias; incorporou ao seu ministério programas de inclusão digital como o Casa Brasil, que era comandado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI); e questiona o sistema brasileiro de TV digital. Sobre o software livre, o ministro teria dito que “se houver uma lei, se for uma regra do presidente Lula”, usará, mas, sem isso, considera “que o software livre custa mais caro”. Albuquerque também conta, no vídeo, que já foram demitidas mais de 50 pessoas no ministério, de um total de 500.
Membros do Gesac acusam o ministério de ter tirado o vídeo dos servidores do programa Gesac. Rapidamente, outras entidades já se mobilizaram para hospedar o arquivo (links abaixo). De acordo com integrantes do programa, links na página www.idbrasil.gov.br que levavam ao site onde o vídeo foi publicado originalmente (www.idbrasil.org.br) foram retirados e a publicação de informações nos portais agora é controlada. Na internet, o abaixo-assinado (http://www.petitiononline.com/helcosta/petition.html) que pede a sída do ministro já conta com quase 4 mil assinaturas.
Veja o vídeo em:
http://uruguay.indymedia.org/uploads/2005/09/debate.ogg
http://gaba.protest.net/debate.ogg
http://estudiolivre.org/videos/videos_livres/debate.ogg
http://venezuela.hipatia.info/debate.ogg
Fonte: Rafael Evangelista
Nenhum comentário:
Postar um comentário