Fonte:
SÃO PAULO – A Receita Federal fechou o cerco contra o comércio ilegal na internet. Para combater este crime, o órgão iniciou ontem a operação Leão Expresso com fiscalização nos centros de distribuição dos Correios, responsáveis pela entrega da maior parte dos pedidos online.
A operação já efetuou uma apreensão de 400 mil reais em mercadorias. Entre as irregularidades constatadas estão subfaturamento, uso de laranjas, fracionamento de remessas, falsa declaração de conteúdo, fraude de documentos e mercadorias sem nota fiscal.
Foram vistoriados cerca de 11 mil volumes, dos quais 700 com indícios de irregularidades. A operação foi desenvolvida em 37 pontos em todo o Brasil, com a participação de 170 funcionários da Receita.
Entre os produtos apreendidos estão eletrônicos, informática, perfumaria e programas de computadores. As pessoas e empresas envolvidas nos crimes poderão perder as mercadorias e ainda responder a processo por sonegação e contrabando.
A Receita alerta que operações semelhantes serão desenvolvidas com freqüência em todo o país e poderão alcançar inclusive as transportadoras. O objetivo é reduzir as irregularidades cometidas na venda de mercadorias pela internet, que são enviadas aos compradores por meio de encomendas postais, remessas expressas e despachos por transportadoras.
Edileuza Soares, do Plantão INFO
Nenhum comentário:
Postar um comentário