segunda-feira, agosto 08, 2005

Programa Técnico-Cidadão terá aula inaugural na próxima segunda-feira




Fonte:



Na próxima segunda-feira (8/08), acontecerá, em Brasília, a aula inaugural que marcará o início do treinamento oferecido para os jovens selecionados pelo programa Técnico-Cidadão - Rede Livre de Jovens Empreendedores contra a Pirataria, parceria entre a Sun Microsystems do Brasil com o governo federal. O objetivo da parceria é capacitar especialistas em programas de código aberto.

04-Ago-2005: Brasília-DF -

“Vamos formar empreendedores, que irão instalar software na casa das pessoas, combatendo a pirataria”, avalia o presidente do ITI-Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Sérgio Amadeu da Silveira, constatando que a maioria das pessoas não sabe instalar programas, independentemente se ele é livre ou proprietário.

Os 500 candidatos selecionados para esse primeira fase tiveram que se submeter a um exame, realizado via Internet, contendo questões sobre informática, software livre, lógica e interpretação de textos. Além disso, a condição social também foi considerada como critério de pontuação.

O primeiro lugar no ranking geral ficou com a carioca Marina de Oliveira Guimarães, 19 anos, com segundo grau completo. A estudante tem como objetivo ingressar em 2006 na faculdade de Ciências da Computação ou Engenharia e acredita que o projeto Técnico Cidadão será um diferencial importante no seu currículo. “Ano passado comecei a estudar informática e fiz um curso de rede, mas o investimento não valeu a pena. Grande parte do que realmente aprendi foi pesquisando informações na Internet. Agora, sem dúvida, a iniciativa da Sun Microsystems será um diferencial em relação ao mercado”, observa a jovem.

Luciene Tavares da Silva Côrrea, 17 anos, obteve o segundo lugar no concurso. Cursando Análises de Sistemas pela Universidade Estácio de Sá, ela afirma que essa ação será um incentivo para a capacitação de jovens que não possuem condições financeiras. “O software livre, Linux e programas como PC Conectado são tendências no país. Será uma oportunidade importante, não só para mim, mas para todos os que passaram na prova, de conhecer essas tecnologias”, afirma a estudante.

Histórico

O programa Técnico-Cidadão foi lançado no início de junho pela Sun Microsystems, com o apoio institucional do grupo de usuários SOUJava, ITI, Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e MTE (Ministério do Trabalho e Emprego. A procura pelas inscrições superou as expectativas dos organizadores. Foram quase 10 mil inscritos para as vagas disponibilizadas em São Paulo (200 vagas), Brasília (100 vagas) e Porto Alegre (100 vagas), Rio de Janeiro (100 vagas).

A idéia é que, em uma primeira fase, 500 jovens recebam aulas sobre os sistemas operacionais GNU/Linux e Solaris, além de programas como OpenOffice e Java. Ao final do curso, os alunos estarão aptos a replicar as aulas em grande escala. A segunda etapa deverá contemplar disciplinas como certificação digital e empreendedorismo, ministradas pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) e instituições parceiras. Ao final, esses jovens formarão uma verdadeira rede de combate à pirataria, legalizando os computadores de seus clientes. Para isso, será montado um portal que trará o nome dos “técnicos-cidadãos”, ampliando suas oportunidades de emprego.

Agenda

Evento: Aula Inaugural do Programa Técnico-Cidadão

Data: 08 de agosto

Horário: 14h

Local: SGAN, quadra 609, conjunto D2 - L2 Norte - Brasília/DF

Palestrantes Confirmados: O diretor-presidente do ITI, Sérgio Amadeu da Silveira, falará sobre os objetivos do programa e as iniciativas sobre software livre. Estarão presentes, também, representantes da coordenação do programa Técnico-Cidadão, Débora Palermo e Luiz Fernando Maluf, da Sun, que abordarão o tema “Software Livre, Educação e Desenvolvimento".

Mais informações sobre o projeto Técnico-Cidadão:

http://tecnicocidadao.soujava.org.br


Fonte: ITI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio