quarta-feira, agosto 03, 2005

MS é denunciada por organização pró-Linux




Fonte : rootlinux.com.br



A consultoria de software livre Cybersource registrou protesto formal junto a Australian Competition and Consumer Commission (ACCC), espécie de Procon australiano, alegando que a Microsoft pratica monopólio no País.

Acusando a Microsoft de sufocar o mercado, a Cybersapce irá mostrar a ACCC um relatório entitulado "The Cost of Software Monopoly: How Australian Consumers Lose" (O custo do monopólio do software: como os consumidores autralianos perdem) que acusa um prejuízo aos usuários finais de cerca de 200 milhões de dólares australianos ao ano.

Para o diretor da Cybersource Con Zymaris, os usuários estão sofrendo com a falta de competição no mercado de desktops na Austrália, com a Microsoft bloqueando o avanço de softwares alternativos, como o Linux.

"Na verdade, mais de 1 bilhão de dólares australianos foram sugados dos bolsos dos consumidores nos últimos cinco anos", afirma.

A queixa formal sugere que o sistema operacional seja vendido separadamente ao hardware e que os vendedores de softwares alternativos alimentem o setor de educação australiano, que revisariam seus processos de aquisição.

"Mesmo com a possível garantia da ACCC de que nenhum sistema operacional seja o padrão, muitos vendedores sempre terão medo de agir contra a Microsoft" afirma Zymaris.

"Em áreas onde vendedores não instalam o sistema operacional Windows, como no mercado de servidores, o Linux já ganhou 30% do mercado e tem conduzido uma acirrada e competitiva batalha. Queremos a mesma batalha nos desktops pessoais, só assim os consumidores poderão conseguir melhores produtos a preços mais baixos".

O porta voz da Micorsoft para a Austrália se recusou a comentar o ocorrido.

Fonte: IDG NOW

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio