Fonte:
A decisão se deve ao medo de que as ligações feitas através de serviços de voz sobre IP, como o Skype, sirvam como meio de comunicação entre terroristas.
São Paulo - Com medo de que os telefonemas via internet possam favorecer diálogos secretos entre terroristas, os Estados Unidos se preparam para interceptá-las.
A Comissão Federal de Comunicações norte-americana aprovou na semana passada uma norma que equipara as companhias que prestam serviços de voz sobre IP (VoIP) ao resto das operadoras. Desse modo, elas ficam obrigadas a abrir o sigilo das chamadas de se s clientes, quando for necessário.
O problema é que é possível manter-se, ”inivisível” a rastreamentos quando se conversa através, por exemplo, do Skype, graças a programas encontrados em sites como o Findnot.com, Proxyfy.us e Anonymizer.com.
Ciente do desafio, o governo Bush destinou cerca de US$ 300 milhões para que pesquisadores da Universidade George Manson, da Virginia, descubram um meio de quebrar o anonimato dos usuários do Skype e de seus similares.
Xingyuan Wang , expert em computação da George Manson, citado pelo News.com, afirma que é possível inserir um pequeno código nas ligações de VoIP, que permitirá pelo menos saber quem falou com quem.
João Magalhães
Fonte: Estadao
Nenhum comentário:
Postar um comentário