Fonte:
Quinta-feira, 4 agosto de 2005 - 13:23 IDG Now!
Entrevista com Byron Sebastian, CEO e fundador da SourceLabs - 04/08 às 13h20min (horário de Brasília)
Leia a conversa com Byron Sebastian, CEO e fundador da SourceLabs (http://www.sourcelabs.com), empresa que oferece serviços de suporte para software livre, principalmente para banco de dados e middleware.
ER: O que é a SourceLabs? BS: A SourceLabs é uma empresa que tem como missão é facilitar a adoção de software livre, através da oferta de serviços de suporte e manutenção das diversas camadas que compõe o mundo de software, principalmente as camadas de bancos de dados e middleware. Acabamos de anunciar, também, o suporte a aplicações Java.
ER: Que tipo de clientes vocês têm? BS: Basicamente são empresas que querem diminuir os custos de suporte de software e que já tenham adotado o software livre como sua base de desenvolvimento e apoio. Um dos principais clientes é a Merrill Lynch.
ER: Fale-nos um pouco de como você lançou a SourceLabs BS: Sou bioquímico, vivi dois anos em Praga, República Tcheca, trabalhei na Amazon e fiquei um tempo na Microsoft como terceirizado. Montei meu primeiro start-up que foi vendido para a BEA, onde permaneci 3 anos como VP de dois produtos WebLogic Portal e WebLogic Workshop. Depois disso resolvi conversar com clientes sobre como eles pretendiam adotar software livre e quais dificuldades os mesmos encontravam. Disso surgiu a idéia de montar uma empresa que os ajudasse nessa tarefa. Preparei um plano e apresentei para alguns investidores, entre eles o Brad Silverberg, ex-vice-presidente da Microsoft. E aqui estamos.
ER: Como conseguiu que o Bruce Perens fosse trabalhar para você? BS: Foi interessante. Conversei com o Bruce sobre o projeto e após duas horas ele me disse: "Você é do Bem. Você não é o Mal (leia-se Microsoft). Portanto eu topo" (risos).
ER: Alguma coisa que queira dizer para o público internacional do mundo do software livre. BS: Não esperem os EUA. Deixe a comunidade internacional continuar a liderar o mundo do open source. E parabéns pelo trabalho que o Brasil vem desenvolvendo no mundo do software livre.
Você quer comentar a cobertura realizada por Evandro Reis? Mande e-mail para fale@idgnow.com.br
ThoutReader, um novo conceito para organizar sua biblioteca - 03/08 às 16h36min (horário de Brasília)
Uma das pequenas empresas que está chamando a atenção dos participantes da OSCON é uma empresa chamada OSoft (http://www.osoft.com).
Ela criou uma aplicação em Java, chamada ThoutReader. Ela permite que você combine livros e documentação e trate-os como se fossem uma coisa só, ou seja, você pode fazer busca, anotações e compartilhar conteúdo com outros desenvolvedores.
Com pouco mais de dois anos, a empresa tem a difícil tarefa de enfrentar gigantes desse mercado, como a Adobe com seu PDF. Mas aqui a aposta é que o ThoutReader irá conquistar seu espaço no mercado. É open source, fácil de usar e já tem uma série de livros disponíveis, tais como toda a biblioteca do PHP, Samba, Perl e Python. O melhor: totalmente gratuitos.
Você quer comentar a cobertura realizada por Evandro Reis? Mande e-mail para fale@idgnow.com.br
Abertura do evento - 03/08 às 15h30min (horário de Brasília)
A Open Source Convention 2005 da O'Reilly acaba de abrir em Portland, Oregon, nos Estados Unidos. Com aproximadamente 2.000 participantes e mais de 60 palestras é um dos maiores eventos exclusivamente dedicado ao mundo do software livre.
Tim O'Reilly está falando sobre as novidades do software livre, tais como o novo site para códigos, o CodeZoo (http://www.codezoo.com), Ruby On Trails, Findory e a migração do conceito de "hackering" para outras áreas, tais como carros (monte seu carro) e eletrônica (melhore seu DVD e compartilhe com seus amigos). Muito interessante.
Você quer comentar a cobertura realizada por Evandro Reis? Mande e-mail para fale@idgnow.com.br
Para atualizar e ver se há novos post, tecle em F5.
Evandro Reis é CEO da Arvos, empresa desenvolvedora de software livre, e colaborador do IDG Now!
Fonte: IDG Now!
Nenhum comentário:
Postar um comentário