Fonte:
Já chega a mil o número de participantes da Comunidade Cacic - Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais.
No ambiente do governo federal, cerca de 50 órgãos utilizam a ferramenta para o levantamento on-line das configurações de hardware e de software de seus parques computacionais. Além do governo federal também integram a Comunidade Cacic
participantes dos governos estaduais e municipais, empresas e instituições de ensino como a Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Centro Universitário Univates (RS), entre outros.
O Cacic é um software livre disponibilizado com a licença pública geral (GPL). O objetivo é fazer uma integração dos dados levantados por essa ferramenta com outros sistemas de inventário utilizados pelos diferentes órgãos para consolidar, posteriormente, o Sistema de Inventário do Governo Federal. A previsão é que os primeiros levantamentos feitos individualmente pelos órgãos estejam prontos no final do ano.
No Ministério do Planejamento, a instalação do Cacic nas cerca de duas mil estações de trabalho deverá ser concluída até o final de agosto. Todas essas informações vão compor o inventário do parque computacional do governo federal que vai dispor de informações como o número de computadores da Administração Pública Federal, tipos de softwares utilizados, o nível de capacidade de hardware média, entre outras. Esses dados governamentais estão disponíveis inicialmente para o acesso restrito do governo federal, mas a intenção é posteriormente disponibilizá-las também para a sociedade.
No início de outubro estará concluído o agente linux para fazer o levantamento das configurações de hardware e de software das estações de trabalho que utilizam sistema operacional livre. Atualmente, segundo o gerente de Inovações Tecnológicas do Departamento de Integração de Sistemas de Informação da SLTI, Corinto Meffe, a ferramenta consegue coletar essas informações somente de computadores que utilizam sistema operacional proprietário. O acesso à Comunidade Cacic e à nova versão de testes do agente linux se encontram no endereço www.governoeletronico.gov.br/cacic.
O Cacic também vai possibilitar a manutenção periódica dos computadores ao permitir que problemas corriqueiros como a sobrecarga de espaço em disco, softwares de execução duvidosa e o pleno funcionamento do anti-vírus sejam diagnosticados com antecipação. A ferramenta foi desenvolvida pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) e a sua disponibilização para os demais órgãos do governo federal é coordenada pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI).
Fonte: Governo Eletrônico Basileiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário