Android_1Mudanças na loja de aplicativos devem encerrar preocupações de desenvolvedores sobre geração de receita
 

O Google já trabalha na próxima atualização da plataforma Android, a versão 1.6 do software incluirá uma reformulação do Android Market, que virá com ênfase maior em aplicativos pagos.

O Android Market tem tido sucesso relativo ao atrair desenvolvedores, a loja online possui mais de oito mil programas. Mas, alguns desenvolvedores têm expressado preocupações sobre as dificuldades de gerar receita por meio do canal online do Google, especialmente em relação ao que eles conseguem na Apple App Store. Os desenvolvedores afirmam que é muito complicado para os usuários navegarem na loja para encontrar programas pagos.

O gigante das buscas quer acabar com esse tipo de dúvida com as mudanças que promoverá no Android Market. A ideia é que os desenvolvedores possam incluir screenshots, ícones promocionais e descrições para apresentar seus aplicativos. A loja também terá uma forma facilitada para encontrar principais aplicativos por categoria: pagos, gratuitos e mais recentes. A companhia também lançará novas sub-categorias: esportes, saúde e cômicos.

Embora a reformulação da loja online resolva o problema com os desenvolvedores, o método de pagamento ainda permanece como desafio. O canal utiliza o Google Checkout para programas pagos, mas este serviço não tem taxas de adoção em escala. A App World, da Research In Motion (RIM), por exemplo, utiliza PayPal.

Um recente relato da AbMob estimou que a receita com aplicativos pagos no Android Market chegaria a US$ 5 milhões em agosto, enquanto a Apple App Store ganharia US$ 200 milhões no mesmo período. A loja do Google, entretanto, tem potencial para forte crescimento, principalmente com a expectativa de lançamento de diversos celulares com a plataforma open source.

Fonte: IT WEB