Por Antonio Blanc

A ARM Holdings, fabricante de microprocessadores e microcontroladores usados em uma infinidade de aparelhos, de roteadores a telefones celulares, videogames e media players, anunciou sua adesão à Linux Foundation, consórcio de empresas dedicado a incentivar o crescimento do Linux e fomentar seu desenvolvimento.

De acordo com o anúncio oficial, no site da Linux Foundation, a empresa inglesa se junta a um clube que conta com dezenas de empresas de peso, como Fujitsu, HP, Hitachi, IBM, Intel, NEC, Novell e Oracle.

Entre outras atividades, a Linux Foundation coordena esforços para padronização do sistema (através do projeto LSB - Linux Standard Base), patrocina desenvolvedores-chave (como Linus Torvalds), para que possam trabalhar em tempo integral no Linux, administra o domínio Linux.com e monitora a marca Linux, evitando seu uso indevido.

Fundada em 1990, a ARM Holdings já participa ativamente do desenvolvimento do Linux, auxiliando no "port" (tradução) do kernel para chips baseados em sua arquitetura, dos quais mais de 10 bilhões de unidades já foram comercializadas.

Sem fábrica, ao contrário de empresas como a AMD ou Intel, a ARM licencia sua tecnologia para outros fabricantes, como a Samsung ou Texas Instruments, que produzem os chips. Os processadores ARM podem ser encontrados em aparelhos populares como o Nintendo DS/DSi, iPods, iPhones e a maioria dos telefones celulares. Empresas como a Foxcomm já divulgaram planos, inclusive, de lançar netbooks baratos com ARM.

 Fonte: www.geek.com.br