O Paraguai será o primeiro país da América Latina a adotar o modelo de software público desenvolvido pelo Brasil. A adesão foi anunciada nesta semana, em Assunção, pelo coordenador de inovações tecnológicas da presidência da república, Nicolas Caballero. O lançamento do Portal do Software Público Paraguaio deverá ocorrer no dia 22 de outubro, na Conferência Latinoware.

Na visão de Caballero os fatores fundamentais para adoção do software público são a independência tecnológica, a segurança e a escalabilidade que o projeto vai proporcionar ao governo paraguaio. Além disso, completa o coordenador, "teremos o fortalecimento da economia local e a capacidade de evoluir soluções desenvolvidas no próprio país, sem as restrições de licenças proprietárias de software".

A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento brasileiro está atuando em conjunto com os técnicos paraguaios no desenvolvimento do sistema. Com o objetivo de disseminar o projeto Software Público Internacional, técnicos da SLTI também já visitaram países como Uruguai, Argentina e Venezuela. Para discutir o tema, ocorre no dia 23 de outubro, o 1° Encontro do Software Público Internacional durante a 5ª Conferência Latinoware, em Foz do Iguaçu.

O modelo do software público foi desenvolvido pelo governo Brasileiro em 2007 e hoje conta com a adesão de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, empresas, universidades e centros de pesquisas do país. Atualmente são 30 soluções disponibilizadas no endereço http://www.softwarepublico.gov.br que podem ser utilizadas e melhoradas livremente pela sociedade.

Fonte: Portal do Software Público Brasileiro