Carro-holandes-open-source-2009SÃO PAULO - Montadora quer fabricar em Minas Gerais um modelo criado sob a licença Creative Commons.

Motor movido a energia elétrica, portas que abrem em múltiplas direções e faróis regulados de acordo com a intensidade da luz ambiente são algumas ideias que podem surgir na discussão do carro open source que a Fiat decidiu fazer no Brasil. Será um carro-conceito, batizado de Mio, exibido no próximo Salão do Automóvel, no fim de outubro de 2010, e produzido no Centro Estilo Fiat, em Betim (MG). Consumidores poderão discutir com os engenheiros da montadora o projeto da construção do veículo, num esquema de colaboração.

No momento inicial, os consumidores-projetistas expõem sobre suas ideias num fórum de discussões, em http://fiatmio.cc/. "Dá para debater sobre infotainment, propulsão e materiais com a supervisão de moderadores. A função é estimular os participantes e dar uma direção para o que se imagina no mundo do automóvel", diz João Batista Ciaco, diretor-geral de marketing da Fiat. É, sem dúvida, uma maneira inteligente de descobrir as preferências do consumidor.

A primeira fase do projeto deve durar até setembro, quando a discussão ganhará exemplos mais claros. Será possível, então, compartilhar arquivos com esboços de partes do carro, vídeos, arquivos de áudio e fotos. Assim, os engenheiros da Fiat e outros especialistas que surgirem na discussão poderão avaliar a viabilidade das ideias para determinar o que é possível produzir para o Mio.

Não é a primeira vez que o mundo vê um projeto de carro open source. Pelo menos outros três já foram apresentados. O primeiro foi o Edag Light Car, exibido no Salão do Automóvel de Genebra, em março. A companhia alemã Edag criou um veículo elétrico construído com fibra de basalto, material que, segundo a empresa, é 100% reciclável. Os motores elétricos ficam nas rodas e as baterias de íon-lítio dão autonomia de 150 quilômetros. Um detalhe interessante está no uso de Oled para iluminação. Na traseira, o vidro exibe dados de trânsito e condições das estradas. A empresa espera que as discussões sobre o carro possam torná-lo realidade.

Motor elétrico

Outro projeto, o holandês C,mm,n (lê-se Common), conta com a ajuda dos palpiteiros de plantão para definir o design e segue aberto às discussões. O motor é elétrico e sai predefi nido de fábrica. O objetivo é levar às ruas pelo menos 1 milhão de carros elétricos até 2020. Já o OSCar (Open Source Car) quer ser um carro simples, híbrido (elétrico e hidrogênio), para dois passageiros - como o smart (produzido pela Mercedes-Benz), mas mais barato e ecológico.

Ainda é uma incógnita saber se todos esses projetos têm futuro. Fato, por enquanto, é a atenção dada aos desejos dos consumidores, que já surgiram: eles querem veículos mais leves, movidos a combustíveis alternativos. Resta saber se a indústria automobilística, tão fechada em seus segredos, está pronta para os desafios da licença Creative Commons.

Fonte: Info Online