Na última semana, o Serpro montou um telecentro itinerante, no II Encontro de Cantos e Danças do Bonito. O evento foi realizado pela Associação Rural de Produtores do Bonito, entidade representativa de agricultores familiares e pequenos produtores rurais, sediada no Distrito de Bezerra, município de Formosa (GO).

O Encontro acontece em uma área rural em uma comunidade com aproximadamente 300 famílias e reúne artesanato, música, dança e cultura em um único ambiente.

O telecentro itinerante ficou disponível para o acesso de todos os visitantes do Encontro, mas de fato, foram as crianças que marcaram presença no local. Juliana Miranda Dias, 9 anos, aluna de 4a. série, contou que nunca tinha utilizado um computador, ainda assim, a menina aprendeu muito rápido a utilizar a máquina. "o mais legal é produzir os textos no computador", afirmou.

Parceria
O Serpro está em contato com a Prefeitura Municipal de Formosa para a fixação do telecentro, naquele local, de forma definitiva. Durante o evento, a Internet disponível no espaço foi viabilizada pela parceria do Serpro com o Ministério das Comunicações, através do programa Gesac.

O Programa Serpro de Inclusão Digital, com a doação de microcomputadores à entidades públicas e instituições da sociedade civil, já disponibilizou mais de 300 telecentros pelo país. Os telecentros comunitários buscam estimular o uso da tecnologia da informação à todas as comunidades excluídas digitalmente, visando ampliar a cidadania, inserir o cidadão na sociedade da informação e fortalecer o desenvolvimento local.

O programa Gesac - Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão, do Governo Federal, tem como meta disponibilizar acesso à Internet e mais um conjunto de outros serviços de inclusão digital à comunidades excluídas do acesso e dos serviços vinculados à rede mundial de computadores.

Fonte: Sepro