RockNa carona do espírito pré-conferência de Cultura que invade Brasília e o Brasil, a ONG Porão do Rock promove a Conferência Livre de Música - Porão do Rock 2009, em Brasília, nos dias 17 e 18 de setembro. Com o apoio do Ministério da Cultura, Serpro, Casa Brasil e outras instituições, o evento busca discutir de forma objetiva e transparente as questões que envolvem a cadeia produtiva da música no Brasil.

O coordenador de inclusão digital do Serpro, Luiz Cláudio Mesquita, participou da segunda mesa do dia, juntamente, com Edgar Piccino - Casa Brasil, Pablo Copilé - Circuito Fora do Eixo, Fabricio Nobre - Abrafin, Corinto Meffe - SLTI/MP, José Murilo Carvalho - Ministério da Cultura - MinC e Sérgio Ugeda - Projeto Toque no Brasil, para a discussão sobre "Comunicação, Música e Internet".

O evento reuniu governo e músicos a fim de favorecer a interação e cooperação destes segmentos para analisar o novo modelo de negócio da música, viabilizado pelas tecnologias da informação e comunicação. Piccino ressaltou que a indústria fonográfica no Brasil ainda não está preparada para atuar no mundo conectado pela Internet e mídias sociais. Dessa forma, defendeu que a maior validade da Conferência é discutir o novo posicionamento do artista nesse contexto.

Em contraponto, Copilé analisou que esta já é uma questão superada pelos movimentos musicais mais recentes: "a Internet é inerente a essa nova geração, as bandas atuais já re-significaram a música". Para ele, boa parte dos artistas têm buscado valores mais do que interesses e, por isso, promovem eventos como a conferência e os pequenos festivais. "Ninguém mais que se preze paga 'jabá' a rádios, porque não há nada mais 'viral' do que a Internet", completou.

De acordo com o MinC, o papel do governo nesse contexto é abrir fóruns de debates que analisem intensamente as questões relacionadas à liberdade e cooperem com o "protocolo da inovação", defendeu José Murilo. O coordenador do Serpro, em sua fala, despertou o público para a necessidade dos movimentos culturais se colocarem contra o cerceamento da rede, defendido pelo Projeto de Lei 84/99. "A Internet democratizou não só a cultura, mas toda a geração de conhecimento. Além disso, acelerou a distribuição de conteúdo", analisou Mesquita.

Serpro no Porão do Rock 2009
O Porão do Rock é um evento tradicional da Capital Federal e já está na 12ª edição. O Festival de Música começa nos dia 19 de setembro, a partir das 16h, na Esplanada dos Ministérios, e reúne mais de 40 atrações divididas em três palcos.

Neste ano, a organização do evento quer evidenciar a preferência pelo uso de software livre para a constante democratização da música, através da tecnologia. Nesse sentido, o Serpro disponibilizará cerca de 30 máquinas da inclusão digital para uso administrativo do evento, assim como, para a realização de oficinas técnicas de áudio, vídeo e iniciação ao software livre, ministrados por representantes do Serpro e Casa Brasil.

Fonte: Sepro