Img_0539_postPara os entusiastas do Linux é uma boa notícia. Após migrar boa parte de suas workstations para Linux, o Banco do Brasil inicia o processo de migração de seus terminais ATM para este sistema operacional. Em Brasília já há algumas máquinas utilizando o Linux. Para quem não sabe, o Banco do Brasil possui um centro de tecnologia em Brasília. Muitas da mudanças nos sistemas e interface dos ATM, deste banco, costumam ser testadas nas máquinas situadas nas proximidades deste centro. Uma destas máquinas de teste esta situada em um ponto de atendimento que utilizo frequentemente, e tive a oportunidade de testar o novo sistema.

A primeira vista não há muitas alterações exceto por um pinguim símbolo do Linux na tela inicial do ATM. A interface não parece ter sofrido grandes alterações, apenas uma leve alteração no tom das cores e no desenho das janelas.

Uma das mudanças que pude observar é que a seleção das opções, agora, pode ser feita tocando a tela. Aparentemente algumas máquinas mais novas do Banco do Brasil já eram touchscreen, mas o sistema operacional OS/2 usado anteriormente não oferecia suporte a essa interface. Outra alteração que percebi, foi que ao pagar um boleto neste terminal, a data de pagamento foi automaticamente preenchida. Este preenchimento automático, entretanto, se apresentou como uma armadilha inesperada. Ao pagar boletos emitidos pelo próprio Banco do Brasil a data que surge é a data do dia, enquanto ao pagar um boleto emitido por outro banco a data preenchida é a do vencimento. Assim o Banco do Brasil encolhe o que é melhor pra ele. Ainda que o usuário possa facilmente alterar a data automaticamente preenchida, esse sistema pode levar as pessoas ao erro.

Fonte: Geek