Os eventos de software livre, na Bahia, surgem em outras localidades que não a capital. mais frequentemente Esse crescimento de número de eventos, pode demonstrar que a nossa demanda é grande e que cada vez mais pessoas se mobilizam em prol da difusão da causa e de conhecimentos.

Em agosto, tivemos a realização do II SISOL (Simpósio de Software Livre) pelo pessoal da UESB – Jequié (Grupo Oxe Linux), com palestras, painéis e cursos. Infelizmente, não pude comparecer, mas o amigo Alexandro Silva, que palestrou no SISOL, relatou em seu blog que foi “um evento bem organizado com um excelente suporte aos palestrantes, bom público”.

Entre final de setembro e início de outubro, teremos a realização do I Encontro de Conhecimentos Livres da Chapada Diamantina pelo Ponto de Cultura Circo do Capão em parceria com o Pontão de Cultura juntaDados (UNEB). Ao contrário do inicialmente divulgado, a data de realização será de 29/09 a 3/10. Cenário mais lúdico para a realização desse evento seria difícil de se imaginar: Circo do Capão, Vale do Capão, município de Palmeiras. Além do Capão ser uma atração a parte, um lugar muito querido por todos, o evento conta com uma programação diversificada e voltada para a troca de conhecimentos técnicos, incentivando a produção cultural com o uso de ferramentas livres. Segundo o divulgado, haverá atividades envolvendo: tratamento de imagens, áudio e vídeo; ferramentas para escritório; metareciclagem e instalação de softwares. Desejo um ótimo evento para todos que participarem.

Outro bom sinal para nosso meio, é que não apenas o pessoal vem do interior para prestigiar os evento que ocorrem em Salvador, mas que o contrário também tem ocorrido. Por exemplo, em Jequié foi realizada palestras de pessoas daqui de Salvador como Alex Silva (professor da Unijorge), Cason e Ítalo (estudantes da UFBA). O encontro da Chapada Diamantina conta com o apoio em produção de Yuri Barreto e Goa (figuras conhecidas do mundo software livre de Salvador com experiência em pontos de cultura), dentre outros.

Considero que chamar a atenção para esses eventos fora da capital, além de prestigiar o evento de alguma forma, embora a ausência, serve para despertar o interesse de outros grupos para a realização dos seus próprios eventos, de acordo com suas demandas específicas. O movimento Software Livre na Bahia só tem a ganhar ;-) E não se esqueça de divulgar seu evento na lista e no site do PSL-BA!