A nova ferramenta de comunicação da presidência da república, Blog do Planalto, ressalta a decisão do governo brasileiro de utilizar prioritariamente o software livre para o desenvolvimento tecnológico do país em todos os níveis da sociedade.

Em 2009, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de dois grandes eventos de software livre e reafirmou o compromisso do Brasil com o uso de plataformas livres e abertas para promover a evolução tecnológica, cooperação, apropriação do conhecimento e promoção da inclusão digital.

O primeiro evento que contou com a participação de Lula foi o Festival Internacional de Software Livre - FISL realizado no mês de junho, em Porto Alegre. Na oportunidade, o presidente relembrou sua primeira reunião com a equipe de software livre e comemorou a decisão do Brasil de adotar esta plataforma como uma orientação de governo.

No último mês, em Brasília, durante a abertura do Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico - Consegi 2009, o chefe do Estado Brasileiro afirmou que o Brasil será o paradigma do software livre no mundo.

Lula, também, fez um histórico da adoção dessa tecnologia no Poder Executivo e apresentou dados consolidados sobre a economia com a plataforma aberta no governo. "No ano passado, deixamos de gastar R$ 370 milhões com software proprietário e investimos esses recursos em conhecimento", ressaltou.

Ainda no Consegi 2009, o presidente teve a oportunidade de ver de perto microempresários que têm sido beneficiados com a adoção de tecnologias livres no governo. Alexandre Gomes, dono de uma pequena empresa de tecnologia especializada em Java, agradeceu à Lula pelo incentivo às plataformas livres. "Foi muito positivo esse apoio dado pelo governo, porque favoreceu tecnologicamente as micro e pequenas empresas brasileiras do setor", afirmou Alexandre.

Confira todos esses destaques no Blog do Planalto.