A Opera Software lançou na quarta-feira (16/09) uma versão beta do seu popular navegador móvel. O Opera Mini 5 traz novas funções e uma renovada interface de usuário.

O navegador está disponível para diversos devices, incluindo aparelhos com Java ME, assim como Windows Mobile e a linha BlackBerry. Essa compatibilidade com múltiplas plataformas é possível por sua tecnologia de compressão, que facilita o uso da banda e não exige muito do hardware para navegar pela web por meio de um celular.

A Opera informou que a última versão de seu navegador móvel compressa mais de 90% da página antes de enviar as informações para o telefone, o que reduz o tempo para carregar um site. O browser traz ainda um gerenciador de senha, melhorou a rolagem e redefiniu a interface, que, agora, possui melhor suporte para handsets sensíveis ao toque.

A versão beta do Mini 5 está disponível para diversos modelos de celulares e pode ser baixada diretamente do site da companhia.

De acordo com estimativas da StatCounter, a Opera vem liderando o espaço de navegadores móveis. A empresa de pesquisa calcula que o Mini tem 25% do mercado de internet móvel, superando Apple, com iPhone, e Nokia.

Fonte: It Web