A versão RC1 (Release Candidate) do Mandriva Linux 2010 foi anunciada pelos desenvolvedores da Mandriva nesta segunda-feira. Esse é o quarto pacote divulgado pela empresa, que tem como objetivo oferecer um sistema operacional com foco nas tarefas diárias e com um apelo maior ao usuário final. O Mandriva Linux RC1 é baseado na versão final do Linux kernel 2.6.31. A distribuição resolve bugs nas ferramentas de rede, além de incompatibilidades e falhas nos ambientes de desktop GNOME e KDE.

Um dos recursos experimentais do RC1 é a integração do Nepomunk ao KDE, que permite a adição de notas a todos os arquivos, como se fossem etiquetas de identificação. Segundo a equipe de desenvolvimento, isso fará com que os usuários possam conferir o conteúdo de um arquivo sem que seja necessário abrir o mesmo. Os arquivos ISO são híbridos e podem ser utilizados em um drive USB, que pode ser utilizado na instalação.

Apesar do avanço com as versões, alguns elementos gráficos ainda não estão disponíveis. A Mandriva pede que os usuários do sistema ajudem a testar o sistema e enviem comuniquem qualquer problema à equipe responsável pelo projeto.

Fonte: INFO Online