O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da Paraíba optou pela utilização de software livre em seus computadores e não vai renovar as licenças do pacote Microsoft Office. Com a opção pela ferramenta BrOffice, a Justiça do Trabalho vai economizar cerca de R$ 700 mil. A grande maioria dos servidores recebeu treinamento para a nova ferramenta que já é usada exclusivamente desde o último dia 1º.

A decisão está em no Ato TRT/GP nº 147/2009, que considerou a determinação contida no Ato Conjunto do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e Tribunal Superior do Trabalho, que estabelece diretriz sobre a política de adoção e migração para o uso de programas com código aberto na Justiça do Trabalho.

Segundo Max Frederico Guedes Pereira, diretor da Secretaria de Tecnologia de Informação do TRT, as vantagens da utilização do software livre é o custo, a liberdade de distribuição e a possibilidade de atualização. “A utilização de software livre é , no momento, uma tendência mundial, tanto no setor público quanto privado”, disse.

Fonte: TRT 13ª Região