No último dia 1º de setembro, Barbacena, no interior de Minas Gerais, deu os primeiros passos para se tornar uma Cidade Digital.

O município mineiro inaugurou 23 telecentros de um total de 41 que prevê o programa Barbacena Digital, executado pelo Ministério das Comunicações, como parte do programa Kit Telecentros, em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto, prefeitura e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet).

Os investimentos somam R$ 4,2 milhões e vêm do governo federal. Os recursos serão gastos na conexão de escolas, além da capacitação de professores e diretores de instituições de ensino.

"Essa conquista democratiza o acesso às novas tecnologias, sem distinção de classe social. As ferramentas tecnológicas facilitarão as pesquisas escolares de nossos estudantes, o uso de novas didáticas pelos professores e o uso cotidiano para a comunicação e o lazer", afirmou a prefeita Danuza Bias Fortes.

As primeiras unidades estão localizadas na zona urbana de Barbacena e em funcionamento. Cada telecentro possui 11 computadores, uma impressora, um datashow e câmera de monitoramento. Os 18 restantes, todos na zona rural, se encontram em fase de instalação.

O acesso à internet será feito por meio de três centrais de distribuição de sinais, instaladas no Ifet, no bairro Monte Mário e no alto Caça e Pesca, além de 66 antenas, interligadas via WiMAX e instaladas pelo consórcio composto pela Damovo e Telealpha.

Os equipamentos são da Ericsson. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) prestou consultoria técnica à prefeitura para a implantação das redes sem fio e para a aquisição de equipamentos.

O programa funciona com acesso à internet desde junho em fase de testes e já conta com os 374 computadores que equiparão a cidade. Para auxiliar alunos, professores e comunidade nos telecentros, a iniciativa promoveu cursos de capacitação de professores e monitores já em 2007. Naquele ano, 177 educadores de 32 escolas tiveram aulas de informática básica. Desse total, 26 profissionais se tornaram multiplicadores do programa em suas escolas, nas salas de aula e na comunidade.

Fonte: Convergência Digital