Decisão interministerial obriga que fabricantes da Zona Franca de Manaus insiram aparelhos em televisores de 42 polegadas ou mais.

Em breve comprar um conversor para receber o sinal de TV digital não será mais a preocupação de quem adquirir uma TV de plasma no Brasil. Em 2010, os modelos dessa tecnologia que tenham a partir de 42 polegadas e sejam fabricados na Zona Franca de Manaus terão de vir com conversor embutido, conforme portaria dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Ciência e Tecnologia (MCT). Em 2011, a regra valerá também para as TVs de outros tamanhos.


A decisão foi publicada na sexta-feira (11/9) no Diário Oficial da União.

Uma regra parecida já havia sido estabelecida em agosto para TVs de LCD. A  norma  estabelece que os fabricantes devem  embarcar conversores de sinal digital em todos os televisores dessa tecnologia com mais de 32 polegadas a partir de janeiro de 2010. Em janeiro de 2011, a regra será ampliada para televisores de 26 polegadas e, em 2012, para aparelhos de todos os tamanhos.

Atualmente, os conversores de TV digital custam em torno de 300 reais.  O aumento na escala de produção é, para o Ministro das Comunicações, Hélio Costa, o principal fator que deve facilitar a queda nos preços e a popularização da tecnologia.

Fonte: IDG NOW