O Ministério da Administração Pública já possui o código fonte para muitas das aplicações do país que oferecem serviços de governo eletrônico. Isso é um progresso em direção ao software livre, disse o vice-ministro de Minas e Energia, Blerim Rexha, na  Software Freedom Kosova Conference que aconteceu na semana passada, em Pristina. "Anteriormente, o governo só tinha os executáveis, não o código fonte."

O governo do Kosovo no início deste ano começou um projeto para implementar todos os serviços da administração pública por via eletrônica. Este plano deve ser realizado ao longo dos próximos seis anos.

A maioria destes serviços de governo eletrônico é baseado em software proprietário, disse o ministro. "O governo não possui o conhecimento sobre softwares livre e de código aberto, e existem muitas companhias internacionais de TI que estão aumentando a sua presença em mercados emergentes."

A Software Freedom Kosova Conference foi organizada pela Universidade de Pristina e da Free Libre Open Source Software Kosovo (Flossk).

Ministro Rexha, que também é professor na universidade, considerou a conferência o primeiro passo de em uma longa viagem. "Isso mostra que o Kosovo tem a capacidade humana de uma abordagem moderna." Ele disse que espera que a conferência ajude a mostrar aos administradores públicos do país que existem formas alternativas para oferecer serviços de e-governo, que poderiam ajudar a poupar recursos públicos.

Em uma entrevista gravada que disponível no site da conferência, Rexha salienta que o patrocinador principal da conferência é o gabinete do Primeiro-Ministro. "Há uma falta de know-how tecnológico no governo, pois o governo apoia essas iniciativas".

Ele anunciou que o governo vai propor em breve ao Parlamento uma lei sobre os direitos de propriedade intelectual.

Segundo um dos oradores, a conferência teve cerca de 250 pessoas. Os organizadores prevêem a realização de uma segunda conferência no próximo ano.


Tradução: Daniela Costa
Fonte: OSOR.eu