SÃO PAULO - Um grupo de empresas conhecido como Open Invention Network (OIN) comprou 22 patentes com foco no Linux registradas previamente pela Microsoft.

Em julho de 2009, as patentes foram transferidas para a Allied Security Trust, empresa especializada em negociações com esse tipo de documento, para evitar que as patentes caíssem nas mãos de outras empresas capazes de prejudicar o desenvolvimento do sistema.

Segundo o comunicado da OIN, a decisão foi tomada para defender os interesses da comunidade. "Estamos satisfeitos por termos comprado essas patentes e ver esse modelo de sucesso em colaboração entre organizações de defesa de patentes que compartilham o objetivo comum de criar liberdade de ação para empresas que trabalham Linux e outras tecnologias", afirmou Keith Bergett, CEO do Open Invention Network.

Bergett também afirmou que a ideia de ter esses documentos nas mãos de empresas que não são voltadas ao desenvolvimento do sistema era uma das maiores ameaças ao grupo. O medo vem da possibilidade de algumas entidades começarem a cobrar ou até bloquear o uso dos recursos patenteados.

Dan McCurdy, CEO da Allied Security Trust, afirmou que a compra vai garantir que a comunidade continue produzindo novos avanços tecnológicos com o sistema operacional.

Fonte: Info Online