A primeira visita do projeto do Software Público Internacional terminou neste final de semana na cidade de Montevidéu. A iniciativa brasileira que recebeu apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD já conta com interesse dos governos do Paraguai, Trinidad e Tobago, Equador, Bolívia, Cuba e Colômbia. Todos os países demonstraram a intenção de conhecer com mais detalhes o modelo desenvolvido no Brasil.

O principal objetivo das reuniões no Uruguai foi apresentar a experiência do Software Público preparando a possibilidade de adesão do Uruguai ao projeto de internacionalização da iniciativa. A agenda contou com reuniões na presidência da república, na prefeitura de Montevidéu, no poder judiciário e com representantes do Senado, de empresas públicas e da comunidade de software livre.

Durante a visita foi organizada uma palestra aberta ao público organizada pela empresa CentroLinux do Uruguai. Neste evento as características do software público foram apresentadas com mais detalhes para comunidade.

O projeto Software Público Internacional foi lançado na cidade de Havana, em Cuba, no mês de fevereiro deste ano e a visita ao Uruguai faz parte da agenda de apresentação do projeto internacional para os países da América Latina e Caribe.

Para o mês de outubro esta previsto o I Encontro do Software Público Internacional, durante a Conferência Latinoware, organizada na cidade de Foz do Iguaçu.

Fonte: Software Público