Demoiselle_O Framework Demoiselle será tema de diversas oficinas e palestras durante o II Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico - Consegi 2009.

Dentro do eixo temático "Desenvolvimento de Sistemas: Linguagens e Ferramentas de Apoio", duas oficinas técnicas abordarão o Demoiselle no primeiro e no último dia do evento, nas salas Comunidade PostgreSQL e Comunidade Demoiselle. Com o mesmo conteúdo, as duas oficinas acontecem simultaneamente para atender o maior público possível.

Os pré-requisitos para participação nas oficinas são conhecimentos de Java EE, Eclipse e Apache Tomcat. É desejável que os participantes conheçam o Hibernate, JSF, Maven e Linux.

Na oportunidade, os participantes conhecerão um pouco da arquitetura do Demoiselle, o funcionamento do ambiente de desenvolvimento colaborativo em comunidade de software livre, seguida do desenvolvimento passo a passo de uma aplicação Web completa com o framework.

Demoiselle em foco

O Demoiselle ainda será tema de um workshop, no dia 27, na Sala Grace Hopper, onde empresas serão convidadas a expor seus casos de sucesso, bugs encontrados e propostas de evolução para o projeto.

Três palestras também abordarão o framework:

Projeto Demoiselle: uma base para padronização do ambiente de desenvolvimento no Governo Federal, no dia 27, às 16h45, na Sala Almirante Alvaro Alberto. O palestrante será Augusto Aberlin Moreira. Essa palestra será transmitida ao vivo por videostreaming. Para acompanhar, acesse www.consegi.gov.br
Open business - Projeto Demoiselle: uma base para padronização do ambiente de desenvolvimento no Governo Federal, no dia 27 às 11h45. O palestrante será Antonio Carlos Tiboni, que é o líder da Comunidade Demoiselle.
Demoiselle: Arquitetura da Solução, com Serge Rehem, no dia 28 de agosto, às 14h45, na Sala Linus Torwalds.

Framework


O Framework Demoiselle é uma plataforma de desenvolvimento livre e aberta que provê tanto uma infraestrutura quanto uma arquitetura de referência para construção de aplicações Web em Java.

Sua adoção no Serpro trouxe benefícios: o aumento na reutilização de componentes e no compartilhamento de conhecimento entre equipes remotas. A comunicação melhorou porque se estabeleceu um padrão de desenvolvimento, o que contribui e ajuda muito na hora de trocar experiências, porque a plataforma é a mesma para todos.

Fonte: Sepro